Uma idéia, mochila e violão: um Blog de Intercâmbio Cultural

Lucas Reis


Seis pessoas com muita vontade de viajar pela América do Sul. Esse é o melhor resumo da Equipe Sudamérica (da qual eu faço parte), responsável pelo Blog e pelo site imeviolao. Como nós queremos passar um tempo de mochileiros pelos países sul-americanos, resolvemos pesquisar um pouco sobre esses lugares antes de ir e colocar as nossas descobertas, impressões e expectativas num Blog. Eis que a gente percebe que há várias similaridades entre as cidades da américa do Sul e Salvador, a nossa urbe. Então, fizemos do IMEViolão um espaço de co-relação cultural entre cidades baianas e outras da América do Sul. Aqui você encontra indicações de lugares,dicas de viagens, relatos de experiências e particularidades culturais.

O nosso site/Blog tá ficando cada vez mais legal, com muito mais informações a medida que vamos conhecendo gente dos luares que queremos visitar ou pessoas que já foram lá. Neste mês, escolhemos o Peru, para revelar os segredos. hehe
É isso, podem acessar, vocês vão adorar esta miscelânea cultural.

Material sobre comunicação e Política

Lucas Reis

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Terminado o semestre, retiro da aba direita do blog os links para material sobre comunicação e política, afinal, este blog é sobre marketing na Web, não é mesmo?
Mas, para ajudar os coleguinhas dos próximos semestres, disponibilizo aqui os materiais que encontrei. Quer quiser mais, clique no marcador política da parte superior direita do blog.


  • Audioesfera Política e Visibilidade Pública

  • Internet e Participação Política

  • Redes Cívicas e Internet

  • - Ementa da Disciplina

  • Textos e resumos feitos por alunos de semestres anteriores

  • Comunicação e Política - 04/03

    Lucas Reis

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    Apontamentos da minha aula de Comunicação e Política


    - Segundo Wilson Gomes, toda a teoria da Comunicação corresponderia, na verdade, a modelos metodológicos da Comunicação e Política.

    - A mídia é sempre associada pelo senso-comum com questões políticas (tais como manipulações)

    - A consolidação da Comunicação Social como um campo universitário é recente, e a comunicação política é prévia a esta consolidação;

    - A pesquisa de Comunicação e Política nasce no Brasil nos anos 90. Este período segue um gap que se inicia com Jânio Quadros em 1960 (este ensaiava um populismo midiático). Durante este período, a Ditadura Militar manteve uma forte intervençãpo nos meios de comunicação através de violências físicas e ecônomicas, além de censura de conteúdo. Este momento significou um período de dominação da Comunicação pela Política. Já na década de 90 essa relação se inverte.

    - Apenas no fim da década de 80 os dois fatores necessários para o fortalecimento do campo de estudo da Comunicação e Política se apresentaram: cobertura jornalística e profissionalização das campanhas.

    - Nas eleições de 89, o padrão moral foi pouco respeitado. Neste momento, o país enfrentava uma depressão social, o que contrastava com o comportamento esperançoso do inicio desta década.

    - No início da década de 90, pode-se dizer que a comunicação e política possui duas características ,arcantes: ela é hipermidiatica e é mal vista pela sociedade. A comunicação e Política tem uma imagem negativa; a comunicação decide tudo e para o lado que quiser. Por isso, há uma corrida para adquirir os meios de comunicação. Por outro lado, há um movimento pela democratização dos meios.

    Parada – O modo como se constitui e Comunicação e Política nos anos 90

    Sobre o Lobby

    Lucas Reis

    Aqui vai um trabalho da faculdade sobre Lobby.

    1.0 Definição

    O Lobismo consiste na execução do Lobby. A palavra Lobby tem origem inglesa e significa salão, hall, corredor. Segundo alguns estudiosos, o fato de várias articulações políticas acontecerem nas ante-salas (lobby) de hotéis e congressos, fez nascer a expressão “lobbing” (Lobismo) para designar as tentativas de influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público, sobretudo aquelas relacionadas a questões legislativas, de acordo com interesses privados de alguns grupos ou setores inteiros da sociedade.

    O Lobismo pode ser executado de forma direta ou indireta. Pode-se entrar diretamente em contato com os agentes públicos, de interesse para uma determinada causa, através de encontros sociais, almoços reservados ou reuniões sigilosas, e se utilizar destes momentos para argumentar a favor de uma determinada causa de forma a persuadi-los. Uma outra maneira é, através de pressões indiretas, forçar um determinado político ou executivo de governo a tomar uma decisão desejada. Por exemplo, pode-se organizar uma passeata ou o envio em massa de e-mails para se pressionar os membros de uma determinada instituição pública a tomar uma decisão.

    O agente responsável pela prática do Lobismo é chamado de Lobista. Pessoas que exercem este papel têm como principal patrimônio a sua rede de relacionamento e a aceitação entre os diversos setores e níveis de decisão dos governos.


    2.0 O Uso do lobby ao redor do mundo

    O lobismo é freqüentemente associado à corrupção e ao tráfico de influência. Segundo os defensores do lobby, trata-se apenas de uma forma de articulação legítima e desejável em um ambiente democrático, já que se tentaria, através da argumentação, inclinar determinados agentes para uma ou outra opinião.

    Entretanto, no Brasil o Lobismo (e o Lobista) não é regulamentado e reconhecido pela lei, em alguns casos há denúncias de corrupção relacionadas a casos que alguns considerariam apenas Lobby. Por outro lado, nos EUA o Lobbing é plenamente aceito pela lei, desde que cumpra as regras estabelecidas pela legislação norte-americana. Em casos de descumprimento das regras, são impetrados pesados processos judiciais. Mesmo nos Estados Unidos, há uma forte pressão para diminuição da liberdade das ações de Lobby e, não raro, são levados casos à Suprema Corte para julgamento da idoneidade ou não da execução do Lobby em determinados casos.

    Além do caso americano, o Lobismo também é aceito na União Européia. Segundo dados de 2007, haveria quinze mil lobistas apenas em Bruxelas (Sede do Parlamento Europeu). Já no Reino Unido, essa indústria movimentaria cerca de dois bilhões de libras por ano e empregaria catorze mil pessoas.