Comunicação e Política - 04/03

Lucas Reis

,

Apontamentos da minha aula de Comunicação e Política


- Segundo Wilson Gomes, toda a teoria da Comunicação corresponderia, na verdade, a modelos metodológicos da Comunicação e Política.

- A mídia é sempre associada pelo senso-comum com questões políticas (tais como manipulações)

- A consolidação da Comunicação Social como um campo universitário é recente, e a comunicação política é prévia a esta consolidação;

- A pesquisa de Comunicação e Política nasce no Brasil nos anos 90. Este período segue um gap que se inicia com Jânio Quadros em 1960 (este ensaiava um populismo midiático). Durante este período, a Ditadura Militar manteve uma forte intervençãpo nos meios de comunicação através de violências físicas e ecônomicas, além de censura de conteúdo. Este momento significou um período de dominação da Comunicação pela Política. Já na década de 90 essa relação se inverte.

- Apenas no fim da década de 80 os dois fatores necessários para o fortalecimento do campo de estudo da Comunicação e Política se apresentaram: cobertura jornalística e profissionalização das campanhas.

- Nas eleições de 89, o padrão moral foi pouco respeitado. Neste momento, o país enfrentava uma depressão social, o que contrastava com o comportamento esperançoso do inicio desta década.

- No início da década de 90, pode-se dizer que a comunicação e política possui duas características ,arcantes: ela é hipermidiatica e é mal vista pela sociedade. A comunicação e Política tem uma imagem negativa; a comunicação decide tudo e para o lado que quiser. Por isso, há uma corrida para adquirir os meios de comunicação. Por outro lado, há um movimento pela democratização dos meios.

Parada – O modo como se constitui e Comunicação e Política nos anos 90

0 Responses to "Comunicação e Política - 04/03"