Sobre o Lobby

Lucas Reis

Aqui vai um trabalho da faculdade sobre Lobby.

1.0 Definição

O Lobismo consiste na execução do Lobby. A palavra Lobby tem origem inglesa e significa salão, hall, corredor. Segundo alguns estudiosos, o fato de várias articulações políticas acontecerem nas ante-salas (lobby) de hotéis e congressos, fez nascer a expressão “lobbing” (Lobismo) para designar as tentativas de influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público, sobretudo aquelas relacionadas a questões legislativas, de acordo com interesses privados de alguns grupos ou setores inteiros da sociedade.

O Lobismo pode ser executado de forma direta ou indireta. Pode-se entrar diretamente em contato com os agentes públicos, de interesse para uma determinada causa, através de encontros sociais, almoços reservados ou reuniões sigilosas, e se utilizar destes momentos para argumentar a favor de uma determinada causa de forma a persuadi-los. Uma outra maneira é, através de pressões indiretas, forçar um determinado político ou executivo de governo a tomar uma decisão desejada. Por exemplo, pode-se organizar uma passeata ou o envio em massa de e-mails para se pressionar os membros de uma determinada instituição pública a tomar uma decisão.

O agente responsável pela prática do Lobismo é chamado de Lobista. Pessoas que exercem este papel têm como principal patrimônio a sua rede de relacionamento e a aceitação entre os diversos setores e níveis de decisão dos governos.


2.0 O Uso do lobby ao redor do mundo

O lobismo é freqüentemente associado à corrupção e ao tráfico de influência. Segundo os defensores do lobby, trata-se apenas de uma forma de articulação legítima e desejável em um ambiente democrático, já que se tentaria, através da argumentação, inclinar determinados agentes para uma ou outra opinião.

Entretanto, no Brasil o Lobismo (e o Lobista) não é regulamentado e reconhecido pela lei, em alguns casos há denúncias de corrupção relacionadas a casos que alguns considerariam apenas Lobby. Por outro lado, nos EUA o Lobbing é plenamente aceito pela lei, desde que cumpra as regras estabelecidas pela legislação norte-americana. Em casos de descumprimento das regras, são impetrados pesados processos judiciais. Mesmo nos Estados Unidos, há uma forte pressão para diminuição da liberdade das ações de Lobby e, não raro, são levados casos à Suprema Corte para julgamento da idoneidade ou não da execução do Lobby em determinados casos.

Além do caso americano, o Lobismo também é aceito na União Européia. Segundo dados de 2007, haveria quinze mil lobistas apenas em Bruxelas (Sede do Parlamento Europeu). Já no Reino Unido, essa indústria movimentaria cerca de dois bilhões de libras por ano e empregaria catorze mil pessoas.
1 Response to "Sobre o Lobby"
11 de novembro de 2008 às 09:29
De grande ajuda este artigo, deu uma visão mais abrangente.