Continuação: Efeitos da repetição de anúncios na Internet

Em ambientes saturados de informações, a melhor estratégia para se obter um resultado efetivo com a publicidade é repetir a mesma mensagem diversas vezes. Isso aconteceria porque o consumidor tem uma capacidade limitada de reter uma mensagem, de modo que a exposição repetida a uma mesma mensagem reduz as chances de esquecimento desta e a salienta das
suas concorrentes.

Estudos apontam que posicionar publicidade em ambientes contextualmente favoráveis aumentam a sua eficiência, pois consumidores interessados na mensagem da marca tendem a processá-la de maneira intencionalmente diferente, o que diminui as chances de esquecimento. Além disso, se há um tema comum ao conteúdo de uma página e ao anúncio, isto deve facilitar o chamado processo relacional, em que o consumidor unifica, conecta categoriza as informações, tornando-as mais salientes na memória e melhorando a sua lembrança. Porém, mesmo numa página com conteúdo e anúncios ligados, não se deve perder de vista que se trata de um ambiente competitivo, já que serão exibidos vários anúncios contextuais numa mesma página, assim, os autores argumentam que deve-se seguir a máxima de que um mesmo anúncio repetido diversas vezes tem maiores chances de ser percebido e lembrado pelos internautas.

As pesquisas dos autores mostram que a lembrança de marca é, praticamente, duas vezes maior quando se usa anúncios variados em um ambiente não competitivo (aquele em que não há anuncios similares). A diferença se mantem também em ambientes competitivos, porém nestes, são mais eficientes os anúncios que se repetem diversas vezes. Esses mesmos anúncios geram uma taxa de cliques 40% maior quando colocados em ambientes competitivos, já a estratégia de usar anúncios variados aumenta em 100% a eficiência de uma publicidade em ambientes não-competitivos.

Exibir anúncios contextuais aumenta a lembrança de marca em 83,51%, enquanto eleva em mais de 60% a intenção de cliques. Da mesma forma, repetir a exibição de um mesmo anúncio em páginas com conteúdo relevante para o anúncio é apenas um pouco menos eficiente que exibir anúncios diversos, entretanto, é muito mais eficiente em termos de lembrança de marca quando exibido em páginas com conteúdo irrelevante.

Início do resumo

Resumo de parte do artigo - Advertising Repetition and Placement issues in on-line enviroments
0 Responses to "Continuação: Efeitos da repetição de anúncios na Internet"