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Quando uma empresa decide investir em Marketing de Buscas, a primeira dúvida que deve surgir é: terceirizar ou contratar diretamente os profissionais de SEM? Esta é realmente uma questão difícil de se resolver. Contratar traz a vantagem de diminuir custos e manter o conhecimento de SEM dentro de casa. Terceirizar traz a vantagem de um trabalho especializado e totalmente comprometido com resultados. Nesta balança, o que é mais vantajoso?
No Brasil, há ainda um outro complicador: a falta de bons profissionais de SEM. Como o marketing de Buscas é uma área nova e que vem crescendo rapidamente, é difícil encontrar profissionais plenamente capacitados para atuar com as várisa facetas do SEM. O que torna um Search Engine Marketer um profissional caro. Nos EUA, por exemplo, o salário de um profissional de Otimização de Sites (SEO) é de US$ 50 mil ao ano. Então, é melhor arcar com esse custo ou torná-lo mais flexível com a terceirização do serviço?
Esta é uma decisão que depende de cada situação, orçamento, prazo, meta e empresa. Mas em geral, acredito que deve-se enxergar o Marketing de Buscas como parte integrante de toda uma estratégia de comunicação para a Internet (e fora dela). Se este serviço é feito por uma empresa externa, por que fazer o SEM internamente e tornar a interação deste com as campanhas on-line mais lentas e menos eficientes?
Uma grande site, com um bom orçamento para links patrocinados e preocupação com o posicionamento nos mecanismos de buscas e com o buzz nas mídias sociais pode empregar até 5 pessoas para executar todas as ações de SEM. Ou seja, um novo departamento. Vale à pena inchar o organograma de uma empresa para fazer o trabalho que não é o core business da companhia?
Por seu turno, as agências de comunicação para a Internet devem sempre ter em mente que têm de provar que, apesar de o SEM poder ser feito internamente, o trabalho especializado de uma agência agrega valor ao serviço, melhorando o ROI, enfim, devem mostrar que a agência vale mais do que custa.
No Brasil, há ainda um outro complicador: a falta de bons profissionais de SEM. Como o marketing de Buscas é uma área nova e que vem crescendo rapidamente, é difícil encontrar profissionais plenamente capacitados para atuar com as várisa facetas do SEM. O que torna um Search Engine Marketer um profissional caro. Nos EUA, por exemplo, o salário de um profissional de Otimização de Sites (SEO) é de US$ 50 mil ao ano. Então, é melhor arcar com esse custo ou torná-lo mais flexível com a terceirização do serviço?
Esta é uma decisão que depende de cada situação, orçamento, prazo, meta e empresa. Mas em geral, acredito que deve-se enxergar o Marketing de Buscas como parte integrante de toda uma estratégia de comunicação para a Internet (e fora dela). Se este serviço é feito por uma empresa externa, por que fazer o SEM internamente e tornar a interação deste com as campanhas on-line mais lentas e menos eficientes?
Uma grande site, com um bom orçamento para links patrocinados e preocupação com o posicionamento nos mecanismos de buscas e com o buzz nas mídias sociais pode empregar até 5 pessoas para executar todas as ações de SEM. Ou seja, um novo departamento. Vale à pena inchar o organograma de uma empresa para fazer o trabalho que não é o core business da companhia?
Por seu turno, as agências de comunicação para a Internet devem sempre ter em mente que têm de provar que, apesar de o SEM poder ser feito internamente, o trabalho especializado de uma agência agrega valor ao serviço, melhorando o ROI, enfim, devem mostrar que a agência vale mais do que custa.
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