Efeitos da repetição de anúncios na Internet

Os anunciantes chegaram à internet desde a sua abertura comercial, em 1994, atraídos pela interatividade da web, seu amplo alcance e alta possibilidade de segmentação. Entretanto, a partir de 2005 a taxa de cliques nas publicidades on-line caiu de uma média de 7% para cerca de 0,5%. Mas, mesmo assim, os investimentos publicitários continuaram a crescer.

A eficiência da publicidade na Internet tem caído por diversas razões. Primeiramente, o número de anúncios aumentou bastante. Segundo a Jupiter Media Metrix, um usuário médio da internet foi impactado por cerca de 950 banners em 2005. Além disso, os usuários têm focado mais no conteúdo das páginas, e prestam pouca atenção nos anúncios.

Uma estratégia da mídia tradicional para contornar o desinteresse dos usuários pela publicidade, é repetí-la diversas vezes para aumentar o recall. Os autores sugerem que se faça o mesmo na internet, onde é até mais fácil exibir um anúncio que seja relacionado ao conteúdo de uma página.
Os estudos sobre a eficiência da publicidade na internet tem focado bastante na questão da taxa de cliques. Estes estudos descobriram que anúncios interativos têm uma clicagem maior. Além disso, a depender do tamanho e da forma do anúncio, além da sua cor ou se ele oferece algum incentivo à interação também influenciam na taxa de cliques.

Mas, além de gerar tráfego para um site, os anúncios devem aumentar as vendas. Neste caso, descobriu-se que campanhas com taxa de cliques mais baixa geravam conversões maiores que as com altas taxas de cliques. Assim, surgiu o interesse pelo chamado view-through rate (número de pessoas que veem um anúncio, não clicam, mas acessam o site do anunciante posteriormente).

Recentemente, diversos pesquisadores mostraram que o impacto dos anúncios na internet é positivo, gerando conhecimento de marca e um patrimônio de marca de longo prazo. Esses pesquisadores argumentam que, por isso, a melhor forma de se avaliar uma campanha on-line é através de instrumentos tradicionais, como pesquisas sobre conhecimento de marca etc, e não a taxa de cliques. Alguns pesquisadores identificaram que a lembrança explícita de consumidores expostos a publicidade na internet é baixa, mas a lembrança implícita é alta.

Descobriu-se que o efeito da repetição de um anúncio nos meios tradiocionais segue a regra do "U" invertido, em que a atitude em relação ao anúncio cresce desde as primeiras exposições até atingir um topo e iniciar a cair, pois o mesmo anúncio visto repetidamente diminui o interesse do espectador. Um autor chamado Manchanda descobriu que a exposição repedita a anúncios de banners na Internet aumentam as receitas, mas a medida que se aumenta o número de exposições, o ROI cai a cada exposição. Os autores deste artigo partem da hipótese de que "a repetição do anúncio em banners aumenta a lembrança de marca e a taxa de cliques em ambientes online".

Resumo de parte do artigo - Advertising Repetition and Placement issues in on-line enviroments. Veja a continuação aqui
0 Responses to "Efeitos da repetição de anúncios na Internet"