11:14
O artigo se inicia afirmando que diversos pesquisadores têm explorado o tema do padrão de cliques nas telas de resultados de buscas. Apesar de extremamente importante, estes estudos têm algumas limitações. Por exemplo, não conseguem indicar quais outros resultados foram levados em consideração pelo usuário antes de decidir onde clicar. O estudo da forma como os usuários vêm a tela oferecem algumas outras informações valiosas, mas só podem ser feitos de maneira difícil e numa pequena escala. Já os estudos dos movimentos do cursor do mouse em uma tela de resultados de buscas oferecem ainda mais respostas, e podem ser feitos remotamente e em larga escala. Este artigo pretende identificar os padrões de coordenação entre o caminho do olhar e do cursor do mouse dos usuários numa tela de resultados de pesquisas.
Os resultados da pesquisa levaram a identificação de alguns padrões.
1 - o usuário mantem o mouse parado enquanto os olhos vasculham a página. O mouse só é movimentado quando uma ação é decidida (por exemplo, clicar num link ou manipular o navegador). Este é o chamado padrão incidental;
2 - o modo ativo do mouse é aquele em que o usuário usa o mouse como um auxílio na hora de vasculhar uma página. Há pelo menos 3 sub-padrões:
2.1 - Seguir os olhos verticalmente: o usuário move o mouse para baixo, mas sempre mantendo o cursor na mesma altura de onde os olhos estão lendo no momento;
2.2 - Seguir os olhos horizontalmente: o usuário move o cursor do mouse horizontalmente em cima ou levemente abaixo de onde estiverem lendo no momento;
2.3 - Marcando um determinado resultado: o usuário pousa o mouse em cima do resultado que julga ser o mais promissor. Enquanto isso, os olhos continuam vasculhando a página em busca de outros resultados.
Resumo do Artigo the relationship between advertising and content provision on the internet.
1 Response to "Coordenação entre o movimento dos Olhos e do mouse nas telas de resultados de buscas"