Aprendendo a anunciar - como a Programação Genética é usada na escolha de anúncios contextuais

O texto se inicia com uma rápida retrospectiva sobre o mercado publicitário on-line, destacando a queda no faturamento das empresas de Internet entre 2001 e 2002, e relacionando a recuperação do mercado, a partir de 2003, com o aumento do uso de anúncios baseados em palavras-chave. Esta forma de anúncio começou a ser usada nas páginas de resultados de buscas, em que anúncios publicitários são exibidos ao lado do resultado da busca do usuário, e são escolhidos levando em consideração as palavras usadas pelo internauta em sua pesquisa. Posteriormente, os anúncios baseados em palavras-chave passaram a ser exibidos em páginas da Web, o que gerou novos desafios na hora de estabelecer quais anúncios devem ser exibidos, já que em Webpages os anúncios são escolhidos baseados no conteúdo da página, e não em algumas poucas palavras digitadas pelo usuário.

Para resolver este problema, os autores propuseram uma nova forma de lidar com os anúncios exibidos com base no conteúdo de Webpages. Este novo relacionamento se baseia numa Programação Genética (Genetic Programming - GP). Trata-se de uma máquina de aprendizado inspirada na evolução biológica para achar soluções otimizadas para certos problemas. A suposição dos autores era a de que a GP seria capaz de aprender o conteúdo de uma página e estabelecer quais anúncios são coerentes com ele.

Programação genética (Genetic Programming - GP) é um conjunto algoritmos de buscas com inteligência artificial que segue os princípios biológicos de herança e evolução. Trata-se de uma forma de resolução muito usada em problemas extremamente difíceis, principalmente para aproximar relacionamentos funcionais não-lineares e complexos.

Para testar a Programação Genética como forma de estabelecer anúncios mais coerentes a conteúdos de páginas na Web, os autores usaram 100 páginas de um jornal brasileiro, páginas estas que tratavam sobre assuntos diversos. E, de um grupo de 93.972 anúncios que se ligavam a mais de 68 mil palavras-chave, foi escolhido um grupo de 2.337 anúncios para o teste. A tarefa da Programação Genética era a de escolher os três anúncios mais relacionados a cada página.

Após o teste, percebeu-se que houve uma melhora de 61,7% no estabelecimento e posicionamento de anúncios relevantes ao conteúdo de uma página.


Resumo do texto Learning to Advertise
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