Qual a seqüencia mais eficaz entre a publicidade e a propaganda

O artigo se inicia afirmando que as pesquisas sobre comunicação integrada têm evoluido no sentido de clarear e definir conceitos, mas não têm oferecido guias aos profissionais de marketing de quais as melhores práticas para cada situação. Este artigo pretende examinar como e quando são mais efetivos duas das práticas mais comumente usadas pelos profissionais: publicidade e propaganda.

Kotler define publicidade como qualquer forma paga de promoção ou apresentação não-pessoal de idéias, serviços ou produtos. Já o conceito de propaganda é um espaço gratuito na mídia usado para promover uma idéia, produto ou serviço. Apesar de os conceitos serem bem estabelecidos, não há pesquisas que mostrem qual a combinação de mídia e a estratégia de publicidade e propaganda mais eficaz para ersuadir umpúblico e levá-lo a uma ação pré-determinada.

A literatura da área de marketing comumente afirma que a propaganda tem maior credibilidade que a publicidade, sendo, portanto mais efetiva. Os motivos incluíriam um custo menor da propaganda e o fato de o endosso de uma terceira parte fortalecer a mensagem. Para fortalecer este argumento, há o dado de Kotler de que as chances de um consumidor ser influenciado pela propaganda é cinco vezes maior que pela publicidade. Entretanto, estes argumentos não têm uma sustentação empírica sólida, e faltam pesquisas que comprovem que de fato há esta diferenciação.

Os autores, então, organizaram um teste para avaliar quatro variáveis: credibilidade percebida; força da mensagem; atitude quanto a destinação; e pretensão de compra. Estas variáveis foram testadas em grupos que apenas foram expostos à publicidade; apenas à propaganda; publicidade depois propaganda; e propaganda depois publicidade.

Os testes mostraram que a credibilidade percebida pelo consumidor é 13% maior quando a propaganda antecede a publicidade do que quando a publicidade é usada sozinha. Já a força da mensagem é 7,5% maior quando se usa a seqüência propaganda-publicidade, que quando apenas a publicidade é usada.

Já a intenção de compra é 30% maior quando apenas a propaganda é usada. Quando ela precede a publicidade, a taxa cai para 22%.

Desta forma, a pesquisa conclui que a propaganda não substitui a publicidade, mas esta complementa os esforços daquela, de maneira que a seqüência propaganda-publicidade mostrou-se mais eficiente.

Resumo do texto Sequence Matters A More Effective Way to Use Advertising and Publicity, de Marsha D. Loda e Barbara Carrick Coleman.
0 Responses to "Qual a seqüencia mais eficaz entre a publicidade e a propaganda"