06:04

A chegada desta nova forma de exibir resultados tem alterado a forma como o usuário olha as páginas de resultado dos buscadores. Como pode ver na figura acima, os usuários deixam de concentrar todas as suas atenções na parte superior esquerda ada tela e passam a espalhar mais o seu olhar. Em frente a uma tela de busca universal, o internauta presta mais atenção a imagem que aparece e ao texto que a acompanha. Isso pode afastara a atenção dos links patrocinados. Para evitar uma queda brusca na eficiência desta maneira de anúncios, espera-se que no futuro possa-se exibir, além dos anúncios de textos,anúncios multimídia. Como, aliás, já ocorre na rede de parceiros do Google Adsense. ASsim, os anúncios reich media (são os anúncios multimidiáticos), tornam a publicidade mais interativa e chamativa.
Este modelo de busca deve convencer ainda os profissionais de Marketing de buscas, que têm dúvidas sobre como inserir seus anúncios entre as várias modalidades midiáticas das páginas de resultados universais, e quais vão ser as técnicas de otimização para este novo modelo de exibição de resultados.
05:15
Udi Manber, Vice-Presidente de Engenharia, Qualidade de Pesquisa do Google, fez um post no Blog Oficial da Empresa tentando jogar um pouco mais de luz sobre o obscuro funcionamento dos algorítmos que pesquisam e exibem os resultados do poderoso buscador do Google.
Em seu Post, Udi primeiro justifica o fato de as informações sobre as técnicas de pesquisa e posicionamento serem tão escassas por dois motivos: concorrência e abuso. Por um lado, a empresa esconde o jogo para seus concorrentes e, por outro lado, impede que programadores maliciosos tentem manipular a tecnologia dos Googlers.
Depois, descreve a equipe de Qualidade de Pesquisa, responsável pela classificação dos resultados de pesquisa do Google. Primeiro, existe um grupo de técnicos que são responsáveis criar novos algorítmos e por aprimorar os já existentes. O principal fundamento do buscador do Google é o PageRank, mas ele agora atua junto com outros importantes critérios para a exbição dos resultado, como, modelos de idioma (a capacidade de lidar com frases, sinônimos, sinais diacríticos, erros de digitação, etc.), modelos de consulta (não é apenas o idioma, a questão é como as pessoas o usam hoje), modelos de tempo (algumas consultas são melhor respondidas com uma página com 30 minutos de idade e algumas são melhor respondidas com uma página que resistiu ao teste do tempo) e modelos personalizados (nem todas as pessoas querem a mesma coisa).
Uma outra equipe é responsável por avaliar o trabalho deste primeiro time, tendo como foco a melhora da experiência do usuário. Quem realiza outro trabalho importante é a equipe de interfaces com o usuário. Este grupo tenta manter a página do Google simples, melhorar sempre os tutoriais de ajuda e tornar o uso dos novos serviços intuitivos. Um dos times mais importantes para manter os resultados relevantes, é o time de profissionais que barram o spam no Google: essa equipe trabalha em vários assuntos desde texto oculto até páginas fora do assunto principal entulhadas com palavras-chave inúteis e muitos outros esquemas que as pessoas usam para tentar obter uma classificação mais alta em nossos resultados de pesquisa.
Além desses grupos, existem outros grupos para desenvolvimento dos projetos pessoais. Mas, grosso modo, é assim que funciona a equipe responsável pela qualidade da pesquisa e da exibição de resultados.
Em seu Post, Udi primeiro justifica o fato de as informações sobre as técnicas de pesquisa e posicionamento serem tão escassas por dois motivos: concorrência e abuso. Por um lado, a empresa esconde o jogo para seus concorrentes e, por outro lado, impede que programadores maliciosos tentem manipular a tecnologia dos Googlers.
Depois, descreve a equipe de Qualidade de Pesquisa, responsável pela classificação dos resultados de pesquisa do Google. Primeiro, existe um grupo de técnicos que são responsáveis criar novos algorítmos e por aprimorar os já existentes. O principal fundamento do buscador do Google é o PageRank, mas ele agora atua junto com outros importantes critérios para a exbição dos resultado, como, modelos de idioma (a capacidade de lidar com frases, sinônimos, sinais diacríticos, erros de digitação, etc.), modelos de consulta (não é apenas o idioma, a questão é como as pessoas o usam hoje), modelos de tempo (algumas consultas são melhor respondidas com uma página com 30 minutos de idade e algumas são melhor respondidas com uma página que resistiu ao teste do tempo) e modelos personalizados (nem todas as pessoas querem a mesma coisa).
Uma outra equipe é responsável por avaliar o trabalho deste primeiro time, tendo como foco a melhora da experiência do usuário. Quem realiza outro trabalho importante é a equipe de interfaces com o usuário. Este grupo tenta manter a página do Google simples, melhorar sempre os tutoriais de ajuda e tornar o uso dos novos serviços intuitivos. Um dos times mais importantes para manter os resultados relevantes, é o time de profissionais que barram o spam no Google: essa equipe trabalha em vários assuntos desde texto oculto até páginas fora do assunto principal entulhadas com palavras-chave inúteis e muitos outros esquemas que as pessoas usam para tentar obter uma classificação mais alta em nossos resultados de pesquisa.
Além desses grupos, existem outros grupos para desenvolvimento dos projetos pessoais. Mas, grosso modo, é assim que funciona a equipe responsável pela qualidade da pesquisa e da exibição de resultados.
12:13
Em artigo na SML, Pierre Far faz algumas projeções sobre como deverão se portar os profissionais de Otimização de sites com o advento da busca semântica. Busca senântica é a busca realizada através de mecanismos que utilizam a tecnologia da Web Semântica, esses mecanismos não funcionam com base em palavras-chave, como os atuais, mas interpretam o significado do que o usuário busca e tenta oferecer o melhor resultado. São exemplos de Mecanismos de Buscas Semânticos o s: Powerset (comprado recentemente pela Microsoft), Hakia, [true knowledge], Cognition e alguns outros. Estes mecanismos são capazes de responder perguntas diretas, como: Quem descobriu o Brasil?
Segundo Pierre, como esses mecanimos interpretam as informações que recebem e exibem, a importância da qualidade do conteúdo deve aumentar na Web Semântica, pois boa parte das respostas às questões dos usuários é encontrada nos textos, que devem ser, mais do que nunca, ricos e bem escritos. Assim, o processo de otimização dos sites terá que ser feito para atender às solicitações dos buscadores tradicionais (baseadas em palavras-chave), mas também ao que os buscadores semânticos prezam: sentido.
Pierre tem dúvidas sobre como os buscadores semânticos vão instituir autoridade, pois ainda não foi desenvolvido um mecanismo para isso. Os buscadores exibem a página que atender a solicitação do usuário, e este é o único critério. Mas, esta página pode ser falsa ou maliciosa, sem um algoritmo de classificação, os usuários podem ser expostos a varios riscos.
Mas, com a Semântica na Web, a otimização de sites deve ter um novo impulso, pois os usuários vão poder digitar questões como "O Activia realmente funciona?", ou "Devo comprar um Gol ou um Palio?", e é de profundo interesse dessas companhias que seus sites apareçam entre as respostas.
Segundo Pierre, como esses mecanimos interpretam as informações que recebem e exibem, a importância da qualidade do conteúdo deve aumentar na Web Semântica, pois boa parte das respostas às questões dos usuários é encontrada nos textos, que devem ser, mais do que nunca, ricos e bem escritos. Assim, o processo de otimização dos sites terá que ser feito para atender às solicitações dos buscadores tradicionais (baseadas em palavras-chave), mas também ao que os buscadores semânticos prezam: sentido.
Pierre tem dúvidas sobre como os buscadores semânticos vão instituir autoridade, pois ainda não foi desenvolvido um mecanismo para isso. Os buscadores exibem a página que atender a solicitação do usuário, e este é o único critério. Mas, esta página pode ser falsa ou maliciosa, sem um algoritmo de classificação, os usuários podem ser expostos a varios riscos.
Mas, com a Semântica na Web, a otimização de sites deve ter um novo impulso, pois os usuários vão poder digitar questões como "O Activia realmente funciona?", ou "Devo comprar um Gol ou um Palio?", e é de profundo interesse dessas companhias que seus sites apareçam entre as respostas.
07:22
Segundo a Media Contacts, a publicidade em mecanismos de buscas deve avançar, e pelo menos quatro fatores devem influenciar a eficiência dos anúncios nos Search Engines. Nesta parte do relatório, que resenho agora para vocês, é tratada sobre as alterações que a busca vertical deve inserir no Marketing de Buscas.
Já defini antes o que é um mecanismo de buscas vertical. Grosso modo, é um mecanismo que realiza pesquisas apenas em um diretório, ou sobre apenas um tema específico, como os comparadores de preços.
Existem mecanismos de pesquisa, como o Buscapé, que são naturalmente verticais. Entretanto, mesmo os grande mecanismos globais, como o Google ou o Yahoo!, oferecem aos usuário a possibilidade de customização das suas ferramentas de buscas, de modo a estreitar o universo pesquisado e melhorar os resultados. Para o profisisonal de Marketing de Buscas, trata-se de uma oportunidade incrível, pois como o usuário escolhe o que quer procurar, aumenta a possibilidade de que um anúncio surta o efeito planejado. Pois, trata-se de um universo de usuários já segmentados por seus prórprios interesses, ou seja, é o público-alvo puro e simples.
A Busca em Vídeo é uma outra fronteira do Marketing de Buscas. Os grandes Players ainda não têm ferramentas apuradas para indexação de vídeos, o que ocasiona resultados não-satisfatórios para as pesquisas dos usuários. Entretanto, esse é um setor que deve crescer bastante, já que se estima que 86,6% dos internautas terão o hábito de assistir vídeos on-line em 2011. Os anúncios em busca de vídeos, ou através de vídeos que aparecem nas buscas já são hoje de grande importância para alguns setores e países. Na industria do turismo, por exemplo, pesquisa da ACNielsen indica que 51% dos americanos escolhem os lugares em que iram se hospedar ou visitar com base em pesquisas na Web. Esta taxa é maior, inclusive, que os 33% dos entrevistados que dizem escolher seus destinos com base em experiências anteriores com as empresas ou lugares.
Buscas por celulares deve ser o setor que apresentará o maior crescimento dentro do Marketing de Buscas. Estima-se que em 2011, serão investidos US$ 2,4 bilhões em anúncios para buscas via celular. Número 35 vezes maior que os US$ 68 investidos em 2006. Isso acontecerá, segundo previsões do e-marketer, pois 90% dos quase 1 bilhão de usuários de internet móvel usarão os serviços de buscas móvel. Para abocanhar parte destas receitas, os grandes da Web já lançaram produtos nesta área. Temos o Google Mobile, o Yahoo! One Search e o MSN Live Search for Mobile.
Outra parte importante na busca vertical, será a busca local, em que os usuários pesquisam em busca de resultados oferecidos por sites locais. O Google Adword oferece a possibilidade de o anunciante exibir anúncios apenas para usuários num raio de 40km de sua sede.
O Marketing de Buscas é uma das áreas da publicidade na Internet. Espera-se que os gastos em anúncios pn-line ultrapassem a marca dos US$ 40 bilhões até 2010, sendo 25% deste valor destinados aos mecanismos de buscas. Então, é um enorme e promissor mercado, sem dúvidas.
Já defini antes o que é um mecanismo de buscas vertical. Grosso modo, é um mecanismo que realiza pesquisas apenas em um diretório, ou sobre apenas um tema específico, como os comparadores de preços.
Existem mecanismos de pesquisa, como o Buscapé, que são naturalmente verticais. Entretanto, mesmo os grande mecanismos globais, como o Google ou o Yahoo!, oferecem aos usuário a possibilidade de customização das suas ferramentas de buscas, de modo a estreitar o universo pesquisado e melhorar os resultados. Para o profisisonal de Marketing de Buscas, trata-se de uma oportunidade incrível, pois como o usuário escolhe o que quer procurar, aumenta a possibilidade de que um anúncio surta o efeito planejado. Pois, trata-se de um universo de usuários já segmentados por seus prórprios interesses, ou seja, é o público-alvo puro e simples.
A Busca em Vídeo é uma outra fronteira do Marketing de Buscas. Os grandes Players ainda não têm ferramentas apuradas para indexação de vídeos, o que ocasiona resultados não-satisfatórios para as pesquisas dos usuários. Entretanto, esse é um setor que deve crescer bastante, já que se estima que 86,6% dos internautas terão o hábito de assistir vídeos on-line em 2011. Os anúncios em busca de vídeos, ou através de vídeos que aparecem nas buscas já são hoje de grande importância para alguns setores e países. Na industria do turismo, por exemplo, pesquisa da ACNielsen indica que 51% dos americanos escolhem os lugares em que iram se hospedar ou visitar com base em pesquisas na Web. Esta taxa é maior, inclusive, que os 33% dos entrevistados que dizem escolher seus destinos com base em experiências anteriores com as empresas ou lugares.
Buscas por celulares deve ser o setor que apresentará o maior crescimento dentro do Marketing de Buscas. Estima-se que em 2011, serão investidos US$ 2,4 bilhões em anúncios para buscas via celular. Número 35 vezes maior que os US$ 68 investidos em 2006. Isso acontecerá, segundo previsões do e-marketer, pois 90% dos quase 1 bilhão de usuários de internet móvel usarão os serviços de buscas móvel. Para abocanhar parte destas receitas, os grandes da Web já lançaram produtos nesta área. Temos o Google Mobile, o Yahoo! One Search e o MSN Live Search for Mobile.
Outra parte importante na busca vertical, será a busca local, em que os usuários pesquisam em busca de resultados oferecidos por sites locais. O Google Adword oferece a possibilidade de o anunciante exibir anúncios apenas para usuários num raio de 40km de sua sede.
O Marketing de Buscas é uma das áreas da publicidade na Internet. Espera-se que os gastos em anúncios pn-line ultrapassem a marca dos US$ 40 bilhões até 2010, sendo 25% deste valor destinados aos mecanismos de buscas. Então, é um enorme e promissor mercado, sem dúvidas.
04:55
O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau - Brasil) divulga dados periódicos sobre o investimento em publicidade na Internet e dados sobre o seu uso no país. Nas minhas pesquisas, descobri o Relatório de Indicadores do mercado publicitário on-line no primeiro trimestre de 2008. Neste relatório, tem diversos dados importantes. Segue um resumo deles:
A Internet brasileira teve uma audiência de cerca de 40 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2008. Desses, cerca de 20 milhões são usuários dométicos e 78% têm acesso via banda larga. Isso se dá, em parte, devido ao grande número de computadores vendidos em 2007. Foram 10,7 milhões de computadores vendidos ano passado, número maior que os 10 milhões de televisores vendidos no mesmo ano. Por tudo isso, foram investidos R$ 134 milhões em publicidade na Internet. Crescimento de 36% em relação a 2007, cifra 3 vezes maior que o crescimento em publicidade na TV aberta, que foi de 13%. Entretanto, se comparar com o aumento de 41% no aumento de internautas residenciais, a cifra ainda pode ser maior.
Veja aqui o relatório completo aqui
A Internet brasileira teve uma audiência de cerca de 40 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2008. Desses, cerca de 20 milhões são usuários dométicos e 78% têm acesso via banda larga. Isso se dá, em parte, devido ao grande número de computadores vendidos em 2007. Foram 10,7 milhões de computadores vendidos ano passado, número maior que os 10 milhões de televisores vendidos no mesmo ano. Por tudo isso, foram investidos R$ 134 milhões em publicidade na Internet. Crescimento de 36% em relação a 2007, cifra 3 vezes maior que o crescimento em publicidade na TV aberta, que foi de 13%. Entretanto, se comparar com o aumento de 41% no aumento de internautas residenciais, a cifra ainda pode ser maior.
Veja aqui o relatório completo aqui
09:59
Apesar da queda no ritmo de crescimento econômico dos EUA, analistas esperam um crescimento considerável no faturamento do segundo trimestre de 2008 do Google. Segundo Mark Mahaney, do Citigroup, a receita liquida do Google deve alcançar US$ 3,82 bilhões neste semestre, crescimento de 42,59% em relação aos US$ 2,7 bilhões obtidos no segundo semestre do ano passado.
Esses resultados devem corroborar com as expectativas dos especialistas de que o Google tem mantido a sua taxa média de cliques nos links patrocinados. Entretanto, a grande expectativa é sobre o que o Google falará sobre como pretende avançar seus negócios além dos serviços de buscas. Espera-se novidades quanto à veiculação de publicidade junto ao Youtube, que deverá gerar receitas da ordem de US$ 200 milhões.
Entretanto, não resta dúvidas de que o Google está bem posicionado no mercado de publicidade on-line, abocanhando a maior parte dos orçamentos para anúncios on-line. o Google tem se beneficiado da pendenga entre Yahoo! e Microsoft, que tem impedido o avanço do segundo e tem tirado excelentes profissionais do primeiro. Por isso, o desempenho do Google no mercado financeiro tem sido muito acima da média. As ações da empresa apresentam valorização de 15% nos últimos três meses, contra uma queda de 5,32% do índice da bolsa de tecnologia, Nasdaq.
Esses resultados devem corroborar com as expectativas dos especialistas de que o Google tem mantido a sua taxa média de cliques nos links patrocinados. Entretanto, a grande expectativa é sobre o que o Google falará sobre como pretende avançar seus negócios além dos serviços de buscas. Espera-se novidades quanto à veiculação de publicidade junto ao Youtube, que deverá gerar receitas da ordem de US$ 200 milhões.
Entretanto, não resta dúvidas de que o Google está bem posicionado no mercado de publicidade on-line, abocanhando a maior parte dos orçamentos para anúncios on-line. o Google tem se beneficiado da pendenga entre Yahoo! e Microsoft, que tem impedido o avanço do segundo e tem tirado excelentes profissionais do primeiro. Por isso, o desempenho do Google no mercado financeiro tem sido muito acima da média. As ações da empresa apresentam valorização de 15% nos últimos três meses, contra uma queda de 5,32% do índice da bolsa de tecnologia, Nasdaq.
06:46
Bush, então, faz postulações sobre como serão as formas de se armazenar informações no futuro. Destaca que no Laboratório Bell estavam desenvolvendo uma máquina, chamada Vocoder, que permitia a uma pessoa transforma diretamente o que falava em texto escrito. Este equipamento se baseava em conhecimentos de eletricidade.
Com essas inovações, Vannevar postula que um cientista teria mais liberdade durante seus experimentos. Podendo fotografar e gravar os seus comentários ao mesmo tempo. Quando estivesse em campo, poderia ter acesso a todas essas gravações via rádio, e a noite, poderia revisar tudo e miniaturalizá-las, ficando mais fpácil o envio a seus pares.
Os dispositivos para adicionar informações na época de Bush eram apenas dois: máquinas com teclados, que permitiam um controle automático ou manual da inserção dos dados; e cartões com pontos, que armazenam as informações que podem ser transferidas de uma máquina para outra.
Ao lembrar a evolução da eletricidade desde o início dos estudos físicos sobre raios, Vannevar lembra que em seu tempo já existiam equipamentos capazes de contar impulsos elétricos numa freqüencia de até 100 mil por segundo. Segundo ele, no futuro, a maioria dos equipamentos funcionariam com base na eletricidade, e teria capacidade de processamento até 100 vezes maior que esta. Estes equipamentos serão versáteis a ponto de serem usados em uma variedade de atividades do dia-a-dia.
Com essas inovações, Vannevar postula que um cientista teria mais liberdade durante seus experimentos. Podendo fotografar e gravar os seus comentários ao mesmo tempo. Quando estivesse em campo, poderia ter acesso a todas essas gravações via rádio, e a noite, poderia revisar tudo e miniaturalizá-las, ficando mais fpácil o envio a seus pares.
Os dispositivos para adicionar informações na época de Bush eram apenas dois: máquinas com teclados, que permitiam um controle automático ou manual da inserção dos dados; e cartões com pontos, que armazenam as informações que podem ser transferidas de uma máquina para outra.
Ao lembrar a evolução da eletricidade desde o início dos estudos físicos sobre raios, Vannevar lembra que em seu tempo já existiam equipamentos capazes de contar impulsos elétricos numa freqüencia de até 100 mil por segundo. Segundo ele, no futuro, a maioria dos equipamentos funcionariam com base na eletricidade, e teria capacidade de processamento até 100 vezes maior que esta. Estes equipamentos serão versáteis a ponto de serem usados em uma variedade de atividades do dia-a-dia.
Este é um resumo da segunda seção do artigo "Como Podemos Pensar" (As We May Think), de Vannevar Bush. Leia a íntegra, em inglês, do texto aqui ou leia a tradução das principais partes aqui.