Como é a equipe de Pesquisas do Google

Lucas Reis

Udi Manber, Vice-Presidente de Engenharia, Qualidade de Pesquisa do Google, fez um post no Blog Oficial da Empresa tentando jogar um pouco mais de luz sobre o obscuro funcionamento dos algorítmos que pesquisam e exibem os resultados do poderoso buscador do Google.

Em seu Post, Udi primeiro justifica o fato de as informações sobre as técnicas de pesquisa e posicionamento serem tão escassas por dois motivos: concorrência e abuso. Por um lado, a empresa esconde o jogo para seus concorrentes e, por outro lado, impede que programadores maliciosos tentem manipular a tecnologia dos Googlers.

Depois, descreve a equipe de Qualidade de Pesquisa, responsável pela classificação dos resultados de pesquisa do Google. Primeiro, existe um grupo de técnicos que são responsáveis criar novos algorítmos e por aprimorar os já existentes. O principal fundamento do buscador do Google é o PageRank, mas ele agora atua junto com outros importantes critérios para a exbição dos resultado, como, modelos de idioma (a capacidade de lidar com frases, sinônimos, sinais diacríticos, erros de digitação, etc.), modelos de consulta (não é apenas o idioma, a questão é como as pessoas o usam hoje), modelos de tempo (algumas consultas são melhor respondidas com uma página com 30 minutos de idade e algumas são melhor respondidas com uma página que resistiu ao teste do tempo) e modelos personalizados (nem todas as pessoas querem a mesma coisa).

Uma outra equipe é responsável por avaliar o trabalho deste primeiro time, tendo como foco a melhora da experiência do usuário. Quem realiza outro trabalho importante é a equipe de interfaces com o usuário. Este grupo tenta manter a página do Google simples, melhorar sempre os tutoriais de ajuda e tornar o uso dos novos serviços intuitivos. Um dos times mais importantes para manter os resultados relevantes, é o time de profissionais que barram o spam no Google: essa equipe trabalha em vários assuntos desde texto oculto até páginas fora do assunto principal entulhadas com palavras-chave inúteis e muitos outros esquemas que as pessoas usam para tentar obter uma classificação mais alta em nossos resultados de pesquisa.

Além desses grupos, existem outros grupos para desenvolvimento dos projetos pessoais. Mas, grosso modo, é assim que funciona a equipe responsável pela qualidade da pesquisa e da exibição de resultados.
2 Responses to "Como é a equipe de Pesquisas do Google"
Carlos Mac said :
29 de novembro de 2008 às 13:43
Este post jogou um pouco de luz sobre nossa curiosidade sobre metodologia de respostas do Google.

Mas, também serviu para nos deixar ainda mais curiosos por não nos esclarecer mais.
Lucas Reis said :
1 de dezembro de 2008 às 08:26
Grande Carlos,

Entender totalmente o funcionamento do departamento de search do Google é o desejo de todo mundo. Mas a empresa é cheia de segredos e mistérios. Mas, à medida que descobrir mais detalhes sobre como funciona a engrenagem de buscas do Google prometo postar aqui no Blog.

Abs