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Em artigo na SML, Pierre Far faz algumas projeções sobre como deverão se portar os profissionais de Otimização de sites com o advento da busca semântica. Busca senântica é a busca realizada através de mecanismos que utilizam a tecnologia da Web Semântica, esses mecanismos não funcionam com base em palavras-chave, como os atuais, mas interpretam o significado do que o usuário busca e tenta oferecer o melhor resultado. São exemplos de Mecanismos de Buscas Semânticos o s: Powerset (comprado recentemente pela Microsoft), Hakia, [true knowledge], Cognition e alguns outros. Estes mecanismos são capazes de responder perguntas diretas, como: Quem descobriu o Brasil?
Segundo Pierre, como esses mecanimos interpretam as informações que recebem e exibem, a importância da qualidade do conteúdo deve aumentar na Web Semântica, pois boa parte das respostas às questões dos usuários é encontrada nos textos, que devem ser, mais do que nunca, ricos e bem escritos. Assim, o processo de otimização dos sites terá que ser feito para atender às solicitações dos buscadores tradicionais (baseadas em palavras-chave), mas também ao que os buscadores semânticos prezam: sentido.
Pierre tem dúvidas sobre como os buscadores semânticos vão instituir autoridade, pois ainda não foi desenvolvido um mecanismo para isso. Os buscadores exibem a página que atender a solicitação do usuário, e este é o único critério. Mas, esta página pode ser falsa ou maliciosa, sem um algoritmo de classificação, os usuários podem ser expostos a varios riscos.
Mas, com a Semântica na Web, a otimização de sites deve ter um novo impulso, pois os usuários vão poder digitar questões como "O Activia realmente funciona?", ou "Devo comprar um Gol ou um Palio?", e é de profundo interesse dessas companhias que seus sites apareçam entre as respostas.
Segundo Pierre, como esses mecanimos interpretam as informações que recebem e exibem, a importância da qualidade do conteúdo deve aumentar na Web Semântica, pois boa parte das respostas às questões dos usuários é encontrada nos textos, que devem ser, mais do que nunca, ricos e bem escritos. Assim, o processo de otimização dos sites terá que ser feito para atender às solicitações dos buscadores tradicionais (baseadas em palavras-chave), mas também ao que os buscadores semânticos prezam: sentido.
Pierre tem dúvidas sobre como os buscadores semânticos vão instituir autoridade, pois ainda não foi desenvolvido um mecanismo para isso. Os buscadores exibem a página que atender a solicitação do usuário, e este é o único critério. Mas, esta página pode ser falsa ou maliciosa, sem um algoritmo de classificação, os usuários podem ser expostos a varios riscos.
Mas, com a Semântica na Web, a otimização de sites deve ter um novo impulso, pois os usuários vão poder digitar questões como "O Activia realmente funciona?", ou "Devo comprar um Gol ou um Palio?", e é de profundo interesse dessas companhias que seus sites apareçam entre as respostas.