Como Podemos Pensar, de Vannevar Bush, Parte3

Lucas Reis

,


Bush, então, faz postulações sobre como serão as formas de se armazenar informações no futuro. Destaca que no Laboratório Bell estavam desenvolvendo uma máquina, chamada Vocoder, que permitia a uma pessoa transforma diretamente o que falava em texto escrito. Este equipamento se baseava em conhecimentos de eletricidade.

Com essas inovações, Vannevar postula que um cientista teria mais liberdade durante seus experimentos. Podendo fotografar e gravar os seus comentários ao mesmo tempo. Quando estivesse em campo, poderia ter acesso a todas essas gravações via rádio, e a noite, poderia revisar tudo e miniaturalizá-las, ficando mais fpácil o envio a seus pares.

Os dispositivos para adicionar informações na época de Bush eram apenas dois: máquinas com teclados, que permitiam um controle automático ou manual da inserção dos dados; e cartões com pontos, que armazenam as informações que podem ser transferidas de uma máquina para outra.

Ao lembrar a evolução da eletricidade desde o início dos estudos físicos sobre raios, Vannevar lembra que em seu tempo já existiam equipamentos capazes de contar impulsos elétricos numa freqüencia de até 100 mil por segundo. Segundo ele, no futuro, a maioria dos equipamentos funcionariam com base na eletricidade, e teria capacidade de processamento até 100 vezes maior que esta. Estes equipamentos serão versáteis a ponto de serem usados em uma variedade de atividades do dia-a-dia.

Este é um resumo da segunda seção do artigo "Como Podemos Pensar" (As We May Think), de Vannevar Bush. Leia a íntegra, em inglês, do texto aqui ou leia a tradução das principais partes aqui.

0 Responses to "Como Podemos Pensar, de Vannevar Bush, Parte3"