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Segundo a Media Contacts, a publicidade em mecanismos de buscas deve avançar, e pelo menos quatro fatores devem influenciar a eficiência dos anúncios nos Search Engines. Nesta parte do relatório, que resenho agora para vocês, é tratada sobre as alterações que a busca vertical deve inserir no Marketing de Buscas.
Já defini antes o que é um mecanismo de buscas vertical. Grosso modo, é um mecanismo que realiza pesquisas apenas em um diretório, ou sobre apenas um tema específico, como os comparadores de preços.
Existem mecanismos de pesquisa, como o Buscapé, que são naturalmente verticais. Entretanto, mesmo os grande mecanismos globais, como o Google ou o Yahoo!, oferecem aos usuário a possibilidade de customização das suas ferramentas de buscas, de modo a estreitar o universo pesquisado e melhorar os resultados. Para o profisisonal de Marketing de Buscas, trata-se de uma oportunidade incrível, pois como o usuário escolhe o que quer procurar, aumenta a possibilidade de que um anúncio surta o efeito planejado. Pois, trata-se de um universo de usuários já segmentados por seus prórprios interesses, ou seja, é o público-alvo puro e simples.
A Busca em Vídeo é uma outra fronteira do Marketing de Buscas. Os grandes Players ainda não têm ferramentas apuradas para indexação de vídeos, o que ocasiona resultados não-satisfatórios para as pesquisas dos usuários. Entretanto, esse é um setor que deve crescer bastante, já que se estima que 86,6% dos internautas terão o hábito de assistir vídeos on-line em 2011. Os anúncios em busca de vídeos, ou através de vídeos que aparecem nas buscas já são hoje de grande importância para alguns setores e países. Na industria do turismo, por exemplo, pesquisa da ACNielsen indica que 51% dos americanos escolhem os lugares em que iram se hospedar ou visitar com base em pesquisas na Web. Esta taxa é maior, inclusive, que os 33% dos entrevistados que dizem escolher seus destinos com base em experiências anteriores com as empresas ou lugares.
Buscas por celulares deve ser o setor que apresentará o maior crescimento dentro do Marketing de Buscas. Estima-se que em 2011, serão investidos US$ 2,4 bilhões em anúncios para buscas via celular. Número 35 vezes maior que os US$ 68 investidos em 2006. Isso acontecerá, segundo previsões do e-marketer, pois 90% dos quase 1 bilhão de usuários de internet móvel usarão os serviços de buscas móvel. Para abocanhar parte destas receitas, os grandes da Web já lançaram produtos nesta área. Temos o Google Mobile, o Yahoo! One Search e o MSN Live Search for Mobile.
Outra parte importante na busca vertical, será a busca local, em que os usuários pesquisam em busca de resultados oferecidos por sites locais. O Google Adword oferece a possibilidade de o anunciante exibir anúncios apenas para usuários num raio de 40km de sua sede.
O Marketing de Buscas é uma das áreas da publicidade na Internet. Espera-se que os gastos em anúncios pn-line ultrapassem a marca dos US$ 40 bilhões até 2010, sendo 25% deste valor destinados aos mecanismos de buscas. Então, é um enorme e promissor mercado, sem dúvidas.
Já defini antes o que é um mecanismo de buscas vertical. Grosso modo, é um mecanismo que realiza pesquisas apenas em um diretório, ou sobre apenas um tema específico, como os comparadores de preços.
Existem mecanismos de pesquisa, como o Buscapé, que são naturalmente verticais. Entretanto, mesmo os grande mecanismos globais, como o Google ou o Yahoo!, oferecem aos usuário a possibilidade de customização das suas ferramentas de buscas, de modo a estreitar o universo pesquisado e melhorar os resultados. Para o profisisonal de Marketing de Buscas, trata-se de uma oportunidade incrível, pois como o usuário escolhe o que quer procurar, aumenta a possibilidade de que um anúncio surta o efeito planejado. Pois, trata-se de um universo de usuários já segmentados por seus prórprios interesses, ou seja, é o público-alvo puro e simples.
A Busca em Vídeo é uma outra fronteira do Marketing de Buscas. Os grandes Players ainda não têm ferramentas apuradas para indexação de vídeos, o que ocasiona resultados não-satisfatórios para as pesquisas dos usuários. Entretanto, esse é um setor que deve crescer bastante, já que se estima que 86,6% dos internautas terão o hábito de assistir vídeos on-line em 2011. Os anúncios em busca de vídeos, ou através de vídeos que aparecem nas buscas já são hoje de grande importância para alguns setores e países. Na industria do turismo, por exemplo, pesquisa da ACNielsen indica que 51% dos americanos escolhem os lugares em que iram se hospedar ou visitar com base em pesquisas na Web. Esta taxa é maior, inclusive, que os 33% dos entrevistados que dizem escolher seus destinos com base em experiências anteriores com as empresas ou lugares.
Buscas por celulares deve ser o setor que apresentará o maior crescimento dentro do Marketing de Buscas. Estima-se que em 2011, serão investidos US$ 2,4 bilhões em anúncios para buscas via celular. Número 35 vezes maior que os US$ 68 investidos em 2006. Isso acontecerá, segundo previsões do e-marketer, pois 90% dos quase 1 bilhão de usuários de internet móvel usarão os serviços de buscas móvel. Para abocanhar parte destas receitas, os grandes da Web já lançaram produtos nesta área. Temos o Google Mobile, o Yahoo! One Search e o MSN Live Search for Mobile.
Outra parte importante na busca vertical, será a busca local, em que os usuários pesquisam em busca de resultados oferecidos por sites locais. O Google Adword oferece a possibilidade de o anunciante exibir anúncios apenas para usuários num raio de 40km de sua sede.
O Marketing de Buscas é uma das áreas da publicidade na Internet. Espera-se que os gastos em anúncios pn-line ultrapassem a marca dos US$ 40 bilhões até 2010, sendo 25% deste valor destinados aos mecanismos de buscas. Então, é um enorme e promissor mercado, sem dúvidas.