Como Pequenos Negócios Conseguem Alto PageRank

Page Rank do Google, aspecto fundamental na otimização de sites, tática integrante do Marketing de BuscasAcabei de ler um Artigo no Internet Evolution, site em inglês que eu indico para quem quer se manter antenado sobre o mundo digital, sobre como pequenos negócios podem conseguir um alto PageRank no Google. Isto tem tudo a ver com Otimização de sites (SEO) e, consequentemente, com o Marketing de Buscas.
Primeiramente, PageRank é uma classificação que o Google criou para classificar todas as páginas da Web de acordo com a sua relevância. Esta escala vai de 0, menor ponto da gradação, a 10, o auge paraum consultor de SEO. As páginas com maior PageRank vão ter melhores posições nos resultados do Google e, conseqüentemente, devem ter maior número de visitas. Conseguir visitas através de resultados orgânicos é fundamental para uma pequena empresa pois trata-se de uma maneira de baixo custo para estabelecer um relacionamento com um público imenso e de prospectar novos clientes. Segundo esse artigo, um PageRank a partir de 7 já é algo formidável, e no mundo empresarial apenas as grandes Empresa (que investem pesado em otimização de páginas) e os Grande Bloggers e Sites de Noticias conseguem essa classificação.
Mas o PageRank não tem a ver com tamanho da empresa, mas sim a qualidade do site em relação a nuvem de informações que é a Web e as teias de links que a formam. Ou seja, para conseguir um bom PageRank não é preciso investir carros-fortes de doláres, mas sim tempo, dedicação e paciência.Estas são, na verdade, as máximas do Marketing de Buscas como um todo.A classificação do Google é um processo demorado e que vai se manter em constante alteração, então, antes de tudo tenha paciência. Depois disso atente para detalhes que influenciam no PageRank, como tempo do domínio. Domínios novos tem baixo PageRank, ao passar do tempo isso vai melhorando. Para mitigar o efeito de ser novo na Web, compre o domínio por um longo tempo (3 ou 5 anos). Isso indica ao Google que você terá compromisso em fazer atualizações constantes por um bom tempo nas suas páginas. Além disso, escolha quais são os assuntos relevantes de seu site e faça-o presente na URL (site.com.br/palavra-chave.html), no título, nas meta-tags e nos textos alternativos das imagens.
Mas o principal é conseguir os inbound links, ou seja, links externos para a sua página. O pulo do gato é saber usar o caráter social da Web. Você não pode obrigar aos editores de outros sites a linkarem para você, mas pode fazer os seus posts presentes nos Blogs, Fóruns e Redes Sociais (YouTube, Blogblos, Dihitt, Orkut). Perceba quais as discursões relevantes para o tema de seu site e se faça presente nestas discussões. Sempre que der, deixe um link para uma de suas páginas. Isso, além de melhorar o seu PageRank, vai atrair as visitas das pessoas que frequentam esses Fóruns, Blogs ou Redes Sociais.
É isso, já dei outras dicas sobre a otimização de páginas, mas a receita é simples: bom conteúdo, bom lay out, boa disposição das informações, boa divulgação para atrair links. Simples, não? É que nem tratar de gripe: limão, alho, canja de galinha e um cafuné.
6 Responses to "Como Pequenos Negócios Conseguem Alto PageRank"
Unknown said :
7 de julho de 2008 às 06:05
Lucas,

O fim do artigo "É que nem tratar de gripe", ficou ótimo. Parabéns.

Só um detalhe: PageRank se escreve junto.

Um grande abraço
Lucas Reis said :
7 de julho de 2008 às 09:11
Valeu pela dica Webpaulo!

Vc é Blogger também???
Unknown said :
18 de julho de 2008 às 05:31
Não sou blogger não Lucas.

Eu tenho um site sobre o assunto.

www.marketingdebusca.com.br

Um grande abraço
Giovani said :
17 de setembro de 2008 às 19:38
Aproveitando então para divulgar um site que acho mto legal:

http://www.josta.com.br

Em especial essa imagem:

http://www.josta.com.br/conteudo/imagem/coceirinha
Anônimo said :
9 de dezembro de 2008 às 08:06
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
2 de dezembro de 2009 às 13:34
haha adorei o assunto da gripe
bom...
se vc procura uma oportunidade de negocio próprio na sua cidade, com baixo investimento ... acesse: www.negociodja.com.br