07:35
Este post irá tratar sucitamente sobre o que é SEM ou Search Engine Marketing. Em uma tradução livre para o português, Search Engine Marketing significa Marketing em Mecanismos de Buscas. Trata-se de uma estratégia de Marketing para a Internet que visa relacionar uma marca, produto ou site ao resultado de uma pesquisa na Web.
Existem basicamente três tipos de táticas usadas no SEM, a saber: SEO, links pagos e inclusão paga. A primeira, refere-se à otimização gratuita de páginas de modo a fazê-las aparecer bem nos resultados orgânicos (os resultados normais, comuns, não pagos) dos motores de buscas. Links pagos integram a tática de comprar palavras-chaves. Toda vez que um usuário digita essas palavras em suas buscas na Web, aparece o seu anúncio junto com os resultados orgânicos. O anunciante só paga se e quando o anúncio for clicado. Inclusão paga acontece quando um mecanismo de busca cobra uma taxa para que um site faça parte de seu índice (relação de páginas em que o mecanismo pesquisa procura os resultados que apresenta).
A grande vantagem do Marketing em mecanismos de buscas é a comunicação focada e segmentada. Uma estratégia bem executada de SEM consegue exibir um anúncio para o público-alvo de um produto no momento em que ele procura alguma informação relacionada ao seu produto/serviço. Além disso, o custo de uma estratégia em SEM é baixo, o ROI (Retorno sobre Investimento) é alto e há uma facilidade de mensurar resultados.
Mas se estendermos um pouco mais o conceito de SEM, podemos definí-lo como uma estratégia de marketing na Web que utiliza um conjunto de táticas ligadas a mecanismos de buscas. Neste outro conceito, também fazer monitoramento de marca através dos mecanismos de buscas, identificar os contextos semânticos em que uma marca aparece, tudo isso se torna importante e necessário.
Existem basicamente três tipos de táticas usadas no SEM, a saber: SEO, links pagos e inclusão paga. A primeira, refere-se à otimização gratuita de páginas de modo a fazê-las aparecer bem nos resultados orgânicos (os resultados normais, comuns, não pagos) dos motores de buscas. Links pagos integram a tática de comprar palavras-chaves. Toda vez que um usuário digita essas palavras em suas buscas na Web, aparece o seu anúncio junto com os resultados orgânicos. O anunciante só paga se e quando o anúncio for clicado. Inclusão paga acontece quando um mecanismo de busca cobra uma taxa para que um site faça parte de seu índice (relação de páginas em que o mecanismo pesquisa procura os resultados que apresenta).
A grande vantagem do Marketing em mecanismos de buscas é a comunicação focada e segmentada. Uma estratégia bem executada de SEM consegue exibir um anúncio para o público-alvo de um produto no momento em que ele procura alguma informação relacionada ao seu produto/serviço. Além disso, o custo de uma estratégia em SEM é baixo, o ROI (Retorno sobre Investimento) é alto e há uma facilidade de mensurar resultados.
Mas se estendermos um pouco mais o conceito de SEM, podemos definí-lo como uma estratégia de marketing na Web que utiliza um conjunto de táticas ligadas a mecanismos de buscas. Neste outro conceito, também fazer monitoramento de marca através dos mecanismos de buscas, identificar os contextos semânticos em que uma marca aparece, tudo isso se torna importante e necessário.