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Já falamos um pouco sobre o SEM (Search Engine Marketing) e dissemos que trata-se de uma estratégia de marketing para a Internet que se baseia nos resultados dos mecanismos de buscas para exibir anúncios contextuais. Ok, mas não existe apenas um tipo de mecanismos de buscas, e para cada um desses há uma jeito diferente de anunciar. Vamos por partes.
Mecanismo de Pesquisa Global para a WEB
Primeiro, existem os mecanismos de buscas globais. Grandes exemplos de mecanismos globais Google, Yahoo, Uol, MSN Live. Estes motores pesquisam a Web inteira em busca da informação requisitadas e mostram seus resultados seguindo algoritmos próprios. Estes são os mecanismos mais usados pelos internautas, pois não é necessário saber em que assunto, rede, diretório ou sites procurar por uma palavra-chave. Os mecanismos de pesquisas se encarregam disso pelo internauta, que recebe uma tela com o endereço dos sites que possívelmente oferecerão mais informação sobre o que se procura. Boa parte das empresas que oferecem gratuitamente os serviço de busca de informações pela Internet obtêm receitas vendendo publicidade nas páginas de resultados de pesquisas. Geralmente, esses anúncios são relacionados ao assunto pesquisado, o que aumenta as chances de interação entre anunciante e usuário. Para anunciar nesses mecanismos basta aderir ao sistema de publicidade do mecasnismo. Normalmente, cada um tem o seu, e o mais importante é o do Google, o GoogleAdwords.
Buscadores verticais
Outro tipo de mecanismo de busca na internet é o mecanismo vertical de pesquisa. Neste modelo, o usuário sabe mais ou menos que que quer achar, e faz uma busca segmentada. O Buscapé é um exemplo de mecanismo Vertical. Nele, o usuário decide se quer procurar por livros ou por DVDs e faz uma pesquisa específica apenas sobre livros ou dvds, respectivamente. As empresas de busca vertical permitem que anunciantes paguem para aparecer em seus resultados. Por vezes, todo o resultado consiste em links que levam a páginas de anunciantes que pagam quando há um clique, ou quando o usuário realiza uma atividade específica, como compra, cadastro etc.
Buscadores Locais
Os Buscadores Locais pesquisam informações relacionadas a uma área geográfica. Os sites de listas telefônicas são um exemplo. Neles, o usuário diz em que região quer pesquisar e que tipo de informação quer achar. É permitido que anunciantes paguem para aparecer nas primeiras posições dos resultados. Geralmente o pagamento é mensal, ou semestral, independente da taxa de cliques ou dos resultados.
Por fim, temos os diretórios de Websites, que pesquisam conteúdos em páginas de um domínio na Web. Os usuários usam este tipo de mecanismo para achar uma informação específica em um domínio em que já estão. Geralmente, esses mecanismos são disponibilizados pelos próprios Websites e estes não permitem uma publicidade específica para os resultados das buscas. Mas o google oferece o serviço Adsense para Pesquisas, em que o mecanismo que pesquisa as páginas do site é o mesmo do Google, que pode exibir anúncios junto aos resltados. Para anunciar aí, segue-se da mesma maneira que se procede para anuciar nos buscadores globais.
É isso, a publicidade em mecanismos de buscas é uma ferramenta bastante efetiva por ser uma comunicação focada, dirigida e não-invasiva. Conhecer todos os detalhes desta área é importante para uma atuação satisfatória no WebMarketing.
Mecanismo de Pesquisa Global para a WEB
Primeiro, existem os mecanismos de buscas globais. Grandes exemplos de mecanismos globais Google, Yahoo, Uol, MSN Live. Estes motores pesquisam a Web inteira em busca da informação requisitadas e mostram seus resultados seguindo algoritmos próprios. Estes são os mecanismos mais usados pelos internautas, pois não é necessário saber em que assunto, rede, diretório ou sites procurar por uma palavra-chave. Os mecanismos de pesquisas se encarregam disso pelo internauta, que recebe uma tela com o endereço dos sites que possívelmente oferecerão mais informação sobre o que se procura. Boa parte das empresas que oferecem gratuitamente os serviço de busca de informações pela Internet obtêm receitas vendendo publicidade nas páginas de resultados de pesquisas. Geralmente, esses anúncios são relacionados ao assunto pesquisado, o que aumenta as chances de interação entre anunciante e usuário. Para anunciar nesses mecanismos basta aderir ao sistema de publicidade do mecasnismo. Normalmente, cada um tem o seu, e o mais importante é o do Google, o GoogleAdwords.
Buscadores verticais
Outro tipo de mecanismo de busca na internet é o mecanismo vertical de pesquisa. Neste modelo, o usuário sabe mais ou menos que que quer achar, e faz uma busca segmentada. O Buscapé é um exemplo de mecanismo Vertical. Nele, o usuário decide se quer procurar por livros ou por DVDs e faz uma pesquisa específica apenas sobre livros ou dvds, respectivamente. As empresas de busca vertical permitem que anunciantes paguem para aparecer em seus resultados. Por vezes, todo o resultado consiste em links que levam a páginas de anunciantes que pagam quando há um clique, ou quando o usuário realiza uma atividade específica, como compra, cadastro etc.
Buscadores Locais
Os Buscadores Locais pesquisam informações relacionadas a uma área geográfica. Os sites de listas telefônicas são um exemplo. Neles, o usuário diz em que região quer pesquisar e que tipo de informação quer achar. É permitido que anunciantes paguem para aparecer nas primeiras posições dos resultados. Geralmente o pagamento é mensal, ou semestral, independente da taxa de cliques ou dos resultados.
Por fim, temos os diretórios de Websites, que pesquisam conteúdos em páginas de um domínio na Web. Os usuários usam este tipo de mecanismo para achar uma informação específica em um domínio em que já estão. Geralmente, esses mecanismos são disponibilizados pelos próprios Websites e estes não permitem uma publicidade específica para os resultados das buscas. Mas o google oferece o serviço Adsense para Pesquisas, em que o mecanismo que pesquisa as páginas do site é o mesmo do Google, que pode exibir anúncios junto aos resltados. Para anunciar aí, segue-se da mesma maneira que se procede para anuciar nos buscadores globais.
É isso, a publicidade em mecanismos de buscas é uma ferramenta bastante efetiva por ser uma comunicação focada, dirigida e não-invasiva. Conhecer todos os detalhes desta área é importante para uma atuação satisfatória no WebMarketing.
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