Comportamento do internauta atual:mais direto e objetivo

O Nielsen Norman Group traz informações sobre o perfil atual dos internautas e afirma que seu padrão de comportamento na internet tornou-se mais objetivo e direto, com bastante influência e importância para os sites de buscas neste cenário
Segundo Jakob Nielsen, diretor da Nielsen Norman Group, empresa especializada em consultoria sobre usabilidade, os internautas estão cada vez mais objetivos em suas navegações na Web. Em entrevista recente à BBC, Nielsen apresentou dados mostrando que 75% dos usuários de hoje afirmam atingir seus objetivos de navegação e 60% dizem ir diretos para os sites nos quais têm de ir para realizar algumas ações. Em 1999, 60% afirmava atingir os objetivo ao navegar na Web, e apenas 40% ia diretamente ao site.

Neste cenário em que o internauta tem cada vez mais uma navegação objetiva, boa parte destes preferem acessar páginas por mecanismos de pesquisas ao invés de acessar a home de um site. Assim, os Search Engines são hoje os grandes portões de entrada para os diversos sites da rede. Jakob Nielsen chega a afirmar que a valorização da navegação objetiva é tão grande que para uma empresa destronar o Google bastaria fazer um sistema de buscas melhor, e de nada valeria o tamanho e a tradição da empresa de Mountain View.

Este comportamento dos internautas contraria os esforços dos webdesigners em tornar a navegação em um site mais longa e interessante. Cabe a estes, agora com as informações sobre o jeito de agir do usuário, gerar páginas que agradem e atendam os objetivos dos internautas.
0 Responses to "Comportamento do internauta atual:mais direto e objetivo"