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Estima-se que em 2007 a publicidade na Internet tenha movimentado cerca de US$ 20 bilhões em todo o mundo, o que representou cerca de 8% de tudo que foi investido no mercado publicitário. Em 2010 a cifra deve chegar a US$ 60 bilhões e a Internet será o terceiro no ranking publicitário, perdendo apenas para a TV e os Jornais. Existem diversas formas de se fazer publicidade na Internet, e várias outras devem se tornar possíveis nos próximos anos. Algumas das possibilidades de anunciar na rede são "gratuitas" e outras pagas, mas com uma vantagem custo/benefício e uma transparência de resultados que tornam essa meio de comunicação bastante atraente.
No imenso rio de dinheiro e oportunidades que flui na Web, os mecanismos de busca têm papel de destaque, isso o Google já provou sem deixar sobra de dúvidas. Desta forma, os buscadores oferecem pelo menos duas formas de publicidade na Internet: uma "gratuita", o SEO, e outra paga, o SEM. Mas afinal, o que é SEO e SEM?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização em Mecanismos de Busca). Trata-se de um elenco de técnicas que visam posicionar bem um site no resultados orgânicos dos mecanismos de buscas. A primeira vez que esta expersão foi usada data de 1997, em um Spam de um consultor em SEO. Na verdade, a otimização de resultados para buscas existe desde que há buscadores na Internet. No início, consistia apenas em informar aos motores de buscas da existência de um site e informar qual as suas páginas e conteúdos. Com o tempo, os webmasters perceberam que um bom posicionamento nas buscas gerava tráfego para seus websites, então descobriram formas de induzir os buscadores. Em resposta, os motores de buscas foram tornando mais complexo os algoritimos de indexação, busca e mostra de resultados. O grande divisor de águas nesta história ocorreu em 1996, quando em Stanford dois doutorandos desenvolveram uma técnica de ranking de páginas baseadas na estrutura de Hiperlinks da Web, eis o Page Rank e o início do Google. Como os backlinks estavam fora da interferência dos donos de Websites, tornou os resultados das buscas destes mecanismos mais confiáveis para os usuários. Obviamente que os webmasters descobriram formas de usar a linkagem entre páginas em seu favor (as link farms) e até hoje existem atitudes condenadas pelos motores de buscas (as técnicas black hats), mas os algoritimos dos motores de busca tem se aperfeiçoado ao passar do tempo e hoje o Google, maior buscador da Web, afirma que leva em consideração mais de 200 fatores para indexar e ranquear uma página.
Feita a explicação sobre o SEO vamos a sua aplicação: como o usuário vai a um buscador porque deseja conseguir alguma informação, aparecer bem nos resultados de busca abre uma chance enorme de estabelecer uma interação com o público a custo zero. Segundo o google, são feitas em seu buscador cerca de 1,5 bilhão de buscas diárias. Trata-se de uma quantidade gigantesca de entrar em contato com o público. Implantar técnicas de SEO não demanda um custo obrigatoriamente, já que os motores de busca não cobrar para indexar páginas, mas por exigir uma gama ampla de conhecimentos específicos, muitas vezes é necessário contratar uma consultoria especializada para cuidar da otimização nos sites de busca.
Como nem sempre é possível aparecer bem em todas as buscas desejáveis, algumas vezes pode ser interessante pagar para aparecer nas busca. Não se trata de pagar para subir no ranking dos buscadores, mas comprar anúncios que vão aparecer junto com os resultados orgânicos das pesquisas. Este é o SEM ou Search Engine Marketing, que consiste em fazer anúncios aparecerem relacionados ao que o usuário procurou no motor de busca. O google é mestre nisso, mas Yahoo, Microsoft e outros também atuam nesta área. A vantagem desta forma de publicidade é que o anúncio aparece na tela de uma busca do usuário, tendo enorme chance de ser clicado e assim levar um internauta ao seu site. Os custos envolvidos neste tipo de publicidade geralmente é competitivo se levados em conta os valores da mídia tradicional, mas não exclui a necessidade de se pensar bem a estratégia de atuação, os objetivos do anúncio e muitas vezes é bom contar com uma consultoria especializada para gerenciar uma campanha on-line baseada em links patrocinados em sites de buscas.