Super Banda Larga deve se popularizar no Brasil

Lucas Reis

Lembro-me dos tempos em que a minha Internet era discada e que eu tinha que esperar os finais de semana chegarem para poder conectar à Web e ainda assim conseguir conexões de 30 ou 40 Kbps. Com minha banda larga atual, de 1Mbps, a vida é um pouco melhor, mas fazer grandes downloads ainda não é exatamente uma maravilha. Mas, eis que as grandes operadores de telefonia acenam com a possibilidade de popularizar a banda "larguíssima". Trata-se de uma conexão por cabos de fibras óticas, que transmitem dados com maior velocidade que as fibras de cobre atuais, atingindo velocidades de até 30Mbps. Este serviço já é realidade em vários países do mundo, inclusive no Brasil, mas apenas na Ásia ele é popular, ou seja, é oferecido a uma grande parcela da população. Na Coréia do Sul, por exemplo, mais de 32% dos usuários têm acesso a super-banda larga, mas mesmo nos EUA apenas 2% das casas têm acesso larguíssimo a rede. No Brasil, o serviço é oferecido em São Paulo e Curitiba, mas para um público estreitíssimo. Na capital paulista o serviço custa R$ 500,00 para uma conexão de 30Mbps. Aqui em Salvador, uma conexão de banda larga tradicional de 1Mbps custa R$ 100,00 e não está disponível em todas as partes da cidade. Pelo menos aqui na Ufba eu consigo fazer Downloads de vários megas em pouquíssimos segundos.
0 Responses to "Super Banda Larga deve se popularizar no Brasil"