A 2ª Fase de Empreendedores da Internet

Lucas Reis

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Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, o grande ícone da volta do investimento de risco os negócios da Internet. Mark Zuckerberg é o jovem mais rico do mundo, tendo todo o seu patrimônio ligado ao FaceBook
A Internet não era um negócio rentável em 1980,.Iniciou os anos 90 também sendo algo insosso para os investidores, mas na segunda metade desta década, uma conjunção de fatores alavancou a quantidade de negócios e de dinheiro que financiaram o forte crescimento do e-business nesta época. É, mas aí a euforia culminou com o estouro da bolha das empresas de tecnologia, várias pessoas perderam muito dinheiro, a economia americana passou dois anos em recessão e o frenesi com as empresas de tecnologia diminuiu a quase nada.

Mas, desde 2005 parece que o entusiasmo tem voltado aos investidores e empreendedores da internet. Ficou clara a percepção de que o grande erro dos investimentos pré-bolha foi a falta de discernimento ao escolher o que merecia ou não dinheiro, ou seja, o que podia ou não dar certo. Provam isto as empresas que sobreviveram a bolha e que hoje são negócios muito bem-sucedidos e lucrativos, como o Google e a Amazon.

Então, os grandes investidores já começaram a garimpar e investir em novos players do e-business. O grande nome atualmente é o Facebook, mas existem outros negócios bem-sucedidos como o YouTube, por exemplo. Mas, o que pode parecer à primeira vista uma repetição da história, com grandes investidores colocando enormes quantidades de dinheiro em empresas que (ainda) mal conseguem pagar as próprias contas, tem indícios de ser uma falsa impressão. Isto porque os negócios alavancados por capital de risco atualmente têm um plano de negócios coeso, pegam uma internet com uma infraestrutura já montada, o que torna os custos de criação e manutenção de um negócio on-line bem mais baixo, além disso a Internet atualmente possui uma popularidade muito maior que a 10 anos atrás, apenas a China e os EUA, que competem pela primeira colocação no ranking de países com maior número de internautas, têm juntos mais de 450 milhões de usuários ativos.

Sem dúvidas as previsões são excelentes, mas os riscos também são enormes. Como em qualquer negócio, o potencial de ser bem-sucedido de um negócio na Internet só se transforma em receitas, serviços de qualidade e lucros com muito trabalho, criatividade e perseverança... além é claro de colaboratividade, mas do que nunca "o computador é a rede".
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