Resolvendo o problema de localização de imagens na internet

Os mecanismos de pesquisa têm evoluído continuamente desde que surgiram, exibindo resultados cada vez mais relevantes para as pesquisas feitas por usuários. Mas, a internet como um todo enfrenta um grande problema quando se tenta localizar imagens. Isto contece porque os computadores não conseguem entender o que as imagens representam. Os únicos dados que este conseguem obter são as marcações que os usuários atribuem às imagens, mas boa parte das figuras e vídeos na Web não estão devidamente marcadas.

Luis von Ahn, cientista da computação da Carnegie Mellon University, desenvolveu uma técnica para mudar essa situação. Von Ahn criou uma série de jogos eletrônicos em que os jogadores têm de marcar (identificar) os atributos em uma imagem. O jogo funciona assim: dois jogadores participam de uma rodada, um escreve o atributo da imagem e o outro tenta advinhar, se acertar este ganha pontos no jogo, e o atributo que ambos escreveram é atribuído à imagem. Segundo o cientista, se este jogo se tornar popular na Web, será possível marcar todas imagens e vídeos presentes na Internet em questão de semanas.

Porém, Jonathan Hare da University of Southampton acha que os jogos de Luis Von Ahn são apenas o início de um projeto maior: o de fazer os computadores entenderem as imagens por eles mesmos. Hare usa tecnologias de Web semântica para fazerem os computadores entenderem objetos presentes em figuras. Segundo ele, é fundamental para este processo uma quantidade considerável de dados de boa qualidade, e os jogos de Von Ahn proveriam isto, mas o resto do trabalho precisa da Web semântica.
0 Responses to "Resolvendo o problema de localização de imagens na internet"