Os celulares e o acesso a rede: o mundo está em suas mão.

Lucas Reis

,

Espera-se que o número de celulares vendidos ao redor do mundo supere já no próximo ano o número de notebooks. Estamos falando de um mercado gigantesco. Apenas a Nokia, líder mundial do setor, vendeu 200 milhões de unidades em 2007. Esse número de venda tão alto de aparelhos móveis se deve a uma palavra em especial: convergência. Há muito o celular deixou de ser um telefone móvel para integrar as funcionalidades de outros aparelhos como câmeras fotográficas, filmadoras, mp3 players etc. Para acompanhar este ritmo de integração entre funcionalidades, a tecnologia que rege os aparelhos móveis teve de evoluir num ritmo intenso nos últimos anos.

Em uma entrevista dada ano passado, Steve jobs foi enfático ao afirmar que o sucesso do IPhone não se deve apenas ao hadware do produto, mas também ao seu software. É exatamente esta integração entre hadware e software que tem permitido essa evolução dos celulares. ANo que vem deve ser lançado o primeiro celular com processador de 1Ghz, mas a velocidade de processamento não é o único foco da evolução dos celulares. Os aparelhos devem ter autonomia de energia longa, pesa adequado, tamanho ideal (deve caber no bolso) e tudo isso integrando vários aprelhos num só. Além disso, os celulares lançados nos próximos anos devem ser capazes de funcionar perfeitamente em várias redes de ondas: 3G, 4G e Wi-Fi.

Segundo os especialistas da área, o desenvolvimento das tecnologias móveis deve continuar intenso e o futuro da tecnologia social deve se dar nestes dispositivos.
0 Responses to "Os celulares e o acesso a rede: o mundo está em suas mão."