11:43
Já falei sobre a importância do uso do Marketing de Busca nas estratégias de publicidade on-line. Falei também que existem várias formas de anunciar em mecanismos de buscas e que existem várias empresas que oferecem serviços nesta área. Agora vou me aprofundar no principal, o Google AdWords.
Trata-se do serviço líder na Internet. É a ferramenta do Google que é utilizada pelos anunciantes para exibir seus anúncios nos resultados das buscas realizadas pelo Google. A interface do Google Adwords é bem simples, e a empresa oferece dois tipos de serviços: um para anunciantes e outro para profissionais. Não há diferença de preço entre eles, mas a interface para iniciantes é mais simples, enquanto que as páginas do AdWords para profissionais é mais complexa e permite uma melhor administração de diversas campanhas simultâneas.
O Google oferece um sistema de passo-a-passo para se fazer anúncios. Primeiro se escreve o texto do anúncio, diz quanto pode gastar no total e depois se escolhe quais são suas palavras-chave. Esta parte é bastante importante, pois são vinculadas a essas palavras-chave que seus anúncios serão veiculados. Por exemplo, se você escolhe "casa" como palavra-chave, quando alguém fizer alguma pesquisa no Google que contenha a palavra "casa", seus anúncios poderão aparecer. "Poderão" porque a exibição de um anúncio depende também de quanto você está disposto a pagar por clique. Esta é a terceira etapa: escolher o custo por clique do anúncio. Nesta fase, o Google diz qual é o valor mínimo para aquela palavra-chave e você diz até quanto aceita pagar. Exemplo: para "casa" o valor mínimo pode ser R$ 0,05 por clique, e você diz que aceita pagar até R$ 0,20. Depois disso, o Google AdWords mostrará uma previsão de quantos cliques o seu anúncio deve gerar. Fique sabendo que você pode alterar a qualquer momento o valor máximo, no nosso exemplo, sinta-se à vontede para alterar o valor de R$ 0,20 para R$ 0,50 ou R$ 0,08.
A posição dos anúncios na página vai depender da relevância do texto escrito em comparação com a palavra-chave escolhida, e dessa com o conteúdo da página de destino do anúncio. O Google chama isso de CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques. Quanto maior a probabilidadae de seu anúncio ser clicado e quanto mais coerente for o conteúdo da sua página com o assunto pesquisado, menos você terá que pagar por clique.
É isso, existem muitos outros produtos e serviços para quem quer anunciar na Internet, mas boa parte deles se parece com o Google Adwords. De qualquer forma, continuarei pesquisando e trazendo mais informações sobre SEM.
Trata-se do serviço líder na Internet. É a ferramenta do Google que é utilizada pelos anunciantes para exibir seus anúncios nos resultados das buscas realizadas pelo Google. A interface do Google Adwords é bem simples, e a empresa oferece dois tipos de serviços: um para anunciantes e outro para profissionais. Não há diferença de preço entre eles, mas a interface para iniciantes é mais simples, enquanto que as páginas do AdWords para profissionais é mais complexa e permite uma melhor administração de diversas campanhas simultâneas.
Para usar esta ferramenta é preciso se cadastrar na página do Google Adwords. O cadastro é fácil, rápido e gratuito. Mas para fazer o primeiro anúncio, paga-se uma taxa de R$ 20,00. Depois disso, só se paga quando alguém clicar em seus anúncios.
O Google oferece um sistema de passo-a-passo para se fazer anúncios. Primeiro se escreve o texto do anúncio, diz quanto pode gastar no total e depois se escolhe quais são suas palavras-chave. Esta parte é bastante importante, pois são vinculadas a essas palavras-chave que seus anúncios serão veiculados. Por exemplo, se você escolhe "casa" como palavra-chave, quando alguém fizer alguma pesquisa no Google que contenha a palavra "casa", seus anúncios poderão aparecer. "Poderão" porque a exibição de um anúncio depende também de quanto você está disposto a pagar por clique. Esta é a terceira etapa: escolher o custo por clique do anúncio. Nesta fase, o Google diz qual é o valor mínimo para aquela palavra-chave e você diz até quanto aceita pagar. Exemplo: para "casa" o valor mínimo pode ser R$ 0,05 por clique, e você diz que aceita pagar até R$ 0,20. Depois disso, o Google AdWords mostrará uma previsão de quantos cliques o seu anúncio deve gerar. Fique sabendo que você pode alterar a qualquer momento o valor máximo, no nosso exemplo, sinta-se à vontede para alterar o valor de R$ 0,20 para R$ 0,50 ou R$ 0,08.
A posição dos anúncios na página vai depender da relevância do texto escrito em comparação com a palavra-chave escolhida, e dessa com o conteúdo da página de destino do anúncio. O Google chama isso de CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques. Quanto maior a probabilidadae de seu anúncio ser clicado e quanto mais coerente for o conteúdo da sua página com o assunto pesquisado, menos você terá que pagar por clique.
É isso, existem muitos outros produtos e serviços para quem quer anunciar na Internet, mas boa parte deles se parece com o Google Adwords. De qualquer forma, continuarei pesquisando e trazendo mais informações sobre SEM.