O Marketing de Busca como Relações Públicas na Web



Recentemente achei um Blog de um cara que acha que o mercado de SEO (otimização de sites) está saturado e deve desinflar em breve. Seu argumento é o de que geralmente quem oferece esses serviços tem um entendimento raso do que é otimizar um site.



Boa parte das atenções em otimização de sites está voltada para a parte de codificação de páginas. Como se um código mágico (um script sagrado) pudesse tornar um site primeiro colocado em uma busca. Isso não é verdade. Uma codificação simples e bem feita é importante para não atrapalhar o trabalho de indexação pelos buscadores, mas não melhora, a priori, o posicionamento nos resultados de buscas.



Segundo este Blogger, o trabalho principal de um serviço de otimização de sites deve ser o de construir links para este site. Isso se consegue de diversas formas, mas a mais eficaz se dá divulgando o site, entrando em contato com bloggers e webmasters de domínios relevantes e relacionados ao site em otimização. Ou seja, o Marketing de Busca como Relações Públicas na Web.



Relações Públicas no sentido de fazer o site em otimização estar sempre presentes nos lugares virtuais interessantes e relevantes para ele. Seja em fóruns, em blogs ou em sites de terceiros, o Marketing de Busca deve se preocupar em levar o site em questão ao conhecimento de outros domínio importantes na internet. Fazer-se presente em público e sempre batalhando por uma boa imagem.



Isso é importante por dois motivos. Primeiro, a presença de links em diversas páginas de temas relacionados ao site em otimização aumenta as posibilidades de que um usuário acesse este site. Por exemplo, se alguém está pesquisando sobre viagens ao Peru e no Site Peruinfo.com acha num dos artigos um link para o seu site, é provável que ele clique e visite o seu domínio. Conseguindo-se espalhar vários links em sites importantes aumenta-se ainda mais a possibilidade de se conseguir um fluxo contínuo e intenso de visitantes a um site. SeguEntendendo o Marketing de Buscas como Relações Públicas na Webndo, uma boa quantidade de links para uma página melhora o PageRank e, conseqüentemente, o posicionamento nos sites de buscas. Como são realizadas bilhões de buscas diariamente, estar entre os primeiros num resultado de pesquisa aumenta muito as chances de ser visitados.



Search Engine Marketing não é uma técnica, mas uma estratégia de marketing que não se restringe a detalhes técnicos, mas também a questões de sociabilidade, de relacionamento na Web. Assim como é bom manter uma boa imagem e uma sólida rede de contatos e parceiros off-line, o mesmos se deve fazer no mundo on-line.
1 Response to "O Marketing de Busca como Relações Públicas na Web"
Unknown said :
30 de junho de 2008 às 09:55
Muito bem escrito Lucas.

Nem todo mundo tem a visão que você tem da área de SEO.

Um grande abraço,
Paulo