Como se arrumam os interesses da Comunicação e da Política, e a importância do mundo dos negócios neste processo

Lucas Reis

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Aqui vai uma das questões da minha prova sobre comunicação e política

COMO OS UNIVERSOS DA COMUNICAÇÃO E DA POLÍTICA SATISFAZEM E ACOMODAM OS INTERESSES UM DO OUTRO E O QUE TEM O MUNDO DOS NEGÓCIOS A VER COM ISSO?


Os atores do campo político necessitam acessar a esfera pública midiática, administrada pelos agentes da comunicação de massa, para atingir seus públicos, neste momento tratados como eleitorado. Já o campo da comunicação precisa de informações oriundas da esfera política para atender de maneira constante a quantidade de notícias demandadas pelos seus públicos, neste caso, encarados como audiência. O que parece, à primeira vista, um casamento perfeito, na verdade abriga uma série de choques e negociações de interesses, uma série de encaixes e desencaixes.

O que os agentes políticos querem é ganhar visibilidade, preferencialmente, para criar uma imagem positiva de si mesmos ou, ao contrário, para gerarem uma imagem negativa para seus adversários. Esta visibilidade só se consegue acessando a Esfera Midiática. Mas, para se conseguir espaço na Comunicação de massa existem algumas maneiras distintas. Pode-se oferecer fatos e atos que obedeçam aos critérios do campo da comunicação. Um outro modo é gerar fatos artificiais, mas que possuam um valor notícia alto, os fatos-notícias, ações cujo único objetivo é o de se tornar notícia veiculada pela Grande Imprensa. Além disso, pode-se assegurar a boa-vontade dos veículos de comunicação. O grande desafio aqui é conseguir que alguns dos agentes da comunicação de massa sejam favoráveis ao agente político. Neste caso, o campo político não precisa obedecer aos critérios da comunicação de massa. Em último caso, o campo político pode comprar espaços publicitários na grade da comunicação de massa, tornando-se um anunciante e emitindo a mensagem que julgar necessário.

Nesta empreitada, o campo político utiliza profissionais com profundo conhecimento tanto do campo da comunicação quanto do campo político. O papel desses assessores é o de produzir, sobre um agente político, material que atenda às exigências da comunicação de massa e aos ideais e expectativas dos públicos. Além disso, cabe a esses profissionais construir um bom relacionamento com os veículos de comunicação, objetivando, em última instância, produzir uma postura favorável dos media em relação a um político, se possível até uma identificação ideológica da elite da empresa de comunicação e o agente político.

Como para conseguir visibilidade o campo político deve produzir material que respeite as lógicas e gramáticas da comunicação de massa, acaba tendo que arcar com um alto custo de comunicação. O padrão dos media de massa é caro, seja pelos seus aspectos técnicos ou pelos profissionais que demanda, e o campo político não é capaz de cobrir estes custos sozinho. Aqui, entra em cena o mundo dos negócios. Este tem o que é fundamental para que a política consiga entrar para a cena midiática: dinheiro. É o mundo da produção que vai financiar os políticos permitindo que estes arquem com os custos-comunicação.

Além disso, como também são anunciantes nos media de massa, as Corporações são capazes de fazer pressão frente aos agentes da comunicação, de modo a conseguir uma cobertura positiva ou negativa para quem julguem necessário



Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.


Continuação do resumo.
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