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Aqui vai uma das questões da minha prova sobre comunicação e política
  Os atores do campo político  necessitam acessar a esfera pública midiática, administrada pelos agentes da  comunicação de massa, para atingir seus públicos, neste momento tratados como  eleitorado. Já o campo da comunicação precisa de informações oriundas da esfera  política para atender de maneira constante a quantidade de notícias demandadas  pelos seus públicos, neste caso, encarados como audiência. O que parece, à  primeira vista, um casamento perfeito, na verdade abriga uma série de choques e  negociações de interesses, uma série de encaixes e desencaixes.
  O que os agentes políticos querem  é ganhar visibilidade, preferencialmente, para criar uma imagem positiva de si  mesmos ou, ao contrário, para gerarem uma imagem negativa para seus  adversários. Esta visibilidade só se consegue acessando a Esfera Midiática.  Mas, para se conseguir espaço na Comunicação de massa existem algumas maneiras  distintas. Pode-se oferecer fatos e atos que obedeçam aos critérios do campo da  comunicação. Um outro modo é gerar fatos artificiais, mas que possuam um valor  notícia alto, os fatos-notícias, ações cujo único objetivo é o de se tornar  notícia veiculada pela Grande Imprensa. Além disso, pode-se assegurar a  boa-vontade dos veículos de comunicação. O grande desafio aqui é conseguir que  alguns dos agentes da comunicação de massa sejam favoráveis ao agente político.  Neste caso, o campo político não precisa obedecer aos critérios da comunicação  de massa. Em último caso, o campo político pode comprar espaços publicitários  na grade da comunicação de massa, tornando-se um anunciante e emitindo a  mensagem que julgar necessário.
  Nesta empreitada, o campo  político utiliza profissionais com profundo conhecimento tanto do campo da  comunicação quanto do campo político. O papel desses assessores é o de  produzir, sobre um agente político, material que atenda às exigências da  comunicação de massa e aos ideais e expectativas dos públicos. Além disso, cabe  a esses profissionais construir um bom relacionamento com os veículos de  comunicação, objetivando, em última instância, produzir uma postura favorável  dos media em relação a um político, se possível até uma identificação  ideológica da elite da empresa de comunicação e o agente político.
  Como para conseguir visibilidade  o campo político deve produzir material que respeite as lógicas e gramáticas da  comunicação de massa, acaba tendo que arcar com um alto custo de comunicação. O  padrão dos media de massa é caro, seja pelos seus aspectos técnicos ou pelos  profissionais que demanda, e o campo político não é capaz de cobrir estes  custos sozinho. Aqui, entra em cena o mundo dos negócios. Este tem o que é  fundamental para que a política consiga entrar para a cena midiática: dinheiro.  É o mundo da produção que vai financiar os políticos permitindo que estes  arquem com os custos-comunicação.
  Além disso, como também são  anunciantes nos media de massa, as Corporações são capazes de fazer pressão  frente aos agentes da comunicação, de modo a conseguir uma cobertura positiva  ou negativa para quem julguem necessário
Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.
Continuação do resumo.
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