Continuação: A formação da opinião pública na democracia na era da comunicação de massa

Lucas Reis

,

A outra mudança é já abordada por Habermas em Mudança Estrutural. Com o crescimento populacional e o conseqüente aumento dos números de integrantes das comunidades políticas, além do aumento territorial das democracias atuais, ficou impossível a existência de uma esfera pública efetiva que guardasse as características do debate face-a-face e do compartilhamento espaço-temporal entre os debatedores. Assim, a esfera pública passou a ser uma Esfera Pública Midiática. Esta é administrada pelos meios de comunicação de massa, por serem as únicas instituições das sociedades de massa capazes de levar informação política em tempo hábil e periodicamente às vastas populações das democracias atuais.


A Esfera Pública Midiática tem como uma dos seus pontos positivos dar visibilidade aos argumentos e discussões quando colocados na esfera pública, algo que não poderia ser igualado de nenhuma outra forma em nossas sociedades. Porém, Habermas julga que na esfera pública controlada pelos media de massa perde-se discutibilidade e, se for necessário escolher entre a visibilidade e a discutibilidade, é mais importante a primeira para uma democracia sólida.


Porém, nas sociedades democráticas atuais, a formação da opinião e da vontade pública passa necessariamente pela esfera pública mediática, administrada pelos meios de comunicação. São os argumentos e interesses expostos nesta esfera que deverão influenciar os debates públicos dentro da sociedade e, conseqüentemente, terão influência sobre a opinião pública. Assim, os concernidos pela comunidade política que quiserem ter os seus interesses, argumentos e posições considerados deverão levá-los à Esfera Pública Midiática para que possam chegar ao conhecimento do enorme número de cidadão que compõe as democracias atuais e, assim, entrar para a pauta dos debates públicos cujo resultado é a opinião pública.


Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.


Início do resumo.
0 Responses to "Continuação: A formação da opinião pública na democracia na era da comunicação de massa"