06:20
Um outro modo de enquadramento é o da revelação. Neste caso, a política é contada como uma seqüência de enlaces e desenlaces, uma história. Sendo a história mais interessante aquela que apresente as reviravoltas mais surpreendentes. Novamente aqui, os escândalos políticos se encaixam perfeitamente, pois o escândalo é a narrativa construída baseada em algum fato, e permite ao jornalismo desfrutar de todas as possibilidades que as artes dramáticas oferecem, como guinadas inesperadas, alianças inusitadas e desfechos catastróficos. Uma das estratégias usadas neste sentido é a de contar a história de modo a manter o interesse por ela até o seu final. Neste sentido, a narrativa é feita de modo lento e gradual. Trata-se de uma economia narrativa.
Um outro enquadramento possível é o da dramatização da política. Aqui, o jornalismo constrói as narrativas sobre o campo político de modo a conduzir a audiência durante este percurso e a suscitar nela as emoções básicas. O que o jornalismo procura neste enquadramento é contar os fatos políticos numa narrativa que sensibilize seus públicos.
O resultado do jornalismo espetacular é que a política passa a ser um espetáculo apresentado cotidianamente para as audiências dos programas jornalísticos dos media de massa.
Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.
Início do resumo.
0 Responses to "Continuação: Como se arrumam os interesses da Comunicação e da Política, e a importância do mundo dos negócios neste processo"