Como melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de buscas - algumas técnicas de SEO

Como boa parte dos usuários de Internet descobrem os sites que vão acessar através de mecanismos de buscas, aparecer em uma boa posição nestes é uma boa forma de aumentar o tráfego para um domínio. Para melhorar o posicionamento nos sites de buscas e aumentar a taxa de visitas oriundas destes é interessante usar técnicas de Otimização para Mecanismos de Buscas ou, em inglês, Search Engine Optimization (SEO).
O SEO consiste em um conjunto de técnicas que visasm melhorar a indexação e o posicionamente de uma página em um mecanismo de busca. Estas técnicas tentam compreender como funcionam os mecanismos de buscas para oferecer informação do melhor jeito possível. Algumas destas técnicas são aplicadas às prórpias páginas do site, enquanto outras são destinadas a questões e aspectos de fora de uma página, vamos falar um pouco sobre as primeiras: técnicas de otimização nas páginas de um website.
Isto consiste basicamente em alguns detalhes técnicos de codificação, e outros detalhes de lay-out e arquitetura da informação do site como um todo, mas além disso se trata, principalmente, de conteúdo. Esta é a chave para o sucesso: oferecer conteúdo original e relevante. Por original entenda único, que não seja cópia de outro domínio; e por relevante entenda conteúdo que traga informações consistentes e interessantes de modo a não frustar um usuário que visite a página. Feito isso, agora podemos partir para os outros detalhes.

SEO na Codificação de páginas

Batize suas páginas como nomes explicativos (por exemplo, ao invés de primeira_pagina.html; use dicas_seo_posicionamento_buscas.html) e se preocupe um pouco com a codificação de seu site. A codificação de uma página otimizada deve ser simples, evitando grandes códigos em javascript ou animações em Flash. Ao codificar uma página deve-se colocar em evidência (pode ser em negrito - b /b- ou itálico - i /i- por exemplo) as palavras-chaves dos assuntos abordados em um texto. Além disso, são importante os metadados, aquelas tags que ficam no head de uma página (tipo meta name="description"). Estas informações são usadas pelos mecanismos de buscas para indexar (ou seja, captar e catalogar as informações) uma página. O título da página também é importante, este deve conter algumas palavras-chaves, mas estas devem estar arrumadas de maneira lógica, não amontoadas uma ao lado da outra. Além disso tudo, são importantes os links. Linkar para uma página importante é sempre interessante para o usuário, e também para os mecanismos de busca. Inclua também tags de títulos em seus links (tipo a title="informação sobreo site de destino" href="http://www.blogger.com/site" /a), elas dão uma informação adicional sobre a página para qual apontam. Por fim, inclua textos alternativos às imagens que inserir em uma página (img src=imagem alt="descrição da imagem") , pois os mecanismos de buscas não conseguem ainda decifrar o que as imagens mostram, por isso, as informações na tag alt são importantes, e podem levar as suas imagens a aparecerem em resultados de buscas.
0 Responses to "Como melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de buscas - algumas técnicas de SEO"