A formação da opinião pública na democracia na era da comunicação de massa

Lucas Reis

,

Aqui vai uma das questões da minha prova sobre comunicação e política

A FORMAÇÃO DA OPINIÃO E DA VONTADE PÚBLICAS NA DEMOCRACIA E O QUE A COMUNICAÇÃO DE MASSA TEM A VER COM ISSO.

Na Democracia, todas as decisões que concernem à comunidade política devem ser tomadas em um ambiente público e mediante um confronto de argumentos e de interesses. Este ambiente é a chamada esfera pública e através dela gera-se a opinião e a vontade públicas. Sobre estes dois temas Habermas dedica dois de seus mais importantes livros. No Primeiro, Mudança Estrutural, Habermas vai analisar a importância da Esfera Pública para o ambiente democrático, concentrando-se na Esfera Pública Burguesa e demonstrando que estava em andamento uma mudança estrutural nesta esfera, que estava passando a ser uma Esfera pública midiática. Num outro livro, Direito e Democracia, Habermas vai reconhecer que parte da Esfera Pública se Institucionalizou, mas que esta institucionalização não vai levar a uma submissão da Democracia em relação ao direito e nem ao contrário. Seu argumento é o de que a Esfera Pública Institucionalizada vai resultar nas leis e na decisão política e que a esfera pública não-institucinalizada, ou informal, vai gerar a opinião pública.


Em ambos os textos, considera-se a opinião e a vontade públicas como frutos de uma Esfera Pública. Esta seria o ambiente em que todos os concernidos à comunidade política poderiam expor os seus argumentos e interesses para serem comparados e discutidos frentes aos interesses e argumentos dos outros. Este debate é marcado por três características fundamentais: a racionalidade, a discutibilidade e acessibilidade. Todos os cidadãos devem ter acesso a Esfera pública para expor os seus argumentos, bem como criticar os posicionamentos dos outros, proporem novas discussões e ressuscitar discussões passadas. Esses posicionamentos devem ser postos em debates levados racionalmente.


No modelo clássico de democracia, a opinião pública era formada em lugares como a ágora. Esta tinha o papel de esfera pública, pois todos os cidadãos ali expunham os seus interesses e discutiam racionalmente até chegar a um consenso. Na época das revoluções burguesas, a esfera pública podia ser identificada nos cafés. Entretanto, quando o modelo de tomada de decisão política proposto pela burguesia, a democracia, sai vencedor, ocorrem pelo menos duas mudanças importantes. Uma delas, é o que Habermas vai tocar em Direito e Democracia. A Esfera pública se Institucionaliza e seus exemplos mais difundidos são os parlamentos e tribunais. Este modelo intitucionalizado vai tomar as decisões políticas, mas deve manter uma ligação estreita com a opinião pública formada informalmente. O contrário disso seria contra a democracia.




Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.


Continuação do resumo.
0 Responses to "A formação da opinião pública na democracia na era da comunicação de massa"