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A Degradação da Esfera Pública
Segundo Habermas, a esfera pública moderna não existe mais desse modo. Sua crise é proveniente da mudança de estrutura pela qual passa o Estado e na qual se dilui o contraste entre Estado e Sociedade. Além disso, o reconhecimento social da esfera pública partia do princípio da acessibilidade. Porém, com os antagonismos econômicos transformados em antagonismos políticos, a esfera perde a sua esfera de lugar do melhor argumento.Além disso, a íntima vinculação, de submissão, da esfera  pública contemporânea aos massa media o que constitui o fenômeno que  caracteriza da maneira mais evidente a degeneração da esfera pública moderna.  Neste novo momento, as pretensões ainda têm que ser mediadas discursivamente,  mas não mais no interior da esfera pública, mas diante dela. Segundo Habermas,  o que era discussão virou sedução. Agora, a imprensa é simplesmente um campo em  que proprietários privados agem sobre pessoas privadas, enquanto públicos, para  influenciá-las. Aqui entra em cena uma outra forma de publicidade, baseada na  exibição de posições e exposição de produtos para os quais se deseja formas  concertas de adesão. Desta forma, a opinião pública passara a ser encenada.
A Esfera da opinião pública contemporânea se caracteriza  como a esfera da representação pública dos interesses privados. Aqui, as  pretensões se apresentam segundo certo cerimonial a um público do qual se  requer apenas que desfrute da sua aura e a aclame. Neste sentido, a opinião  pública não é uma opinião gerada publicamente, mas uma opinião capaz de  capturar a adesão pública. Os destinatários são agora meros consumidores de  pontos de vista políticos ou culturais, geralmente dispostos a oferecer o  próprio acordo a uma posição que diante dele se apresenta, selecionando-a no  mercado de pontos d vistas disponíveis.
Discutindo o conceitode Esfera Pública
O modo democrático de produção de decisão política distingue-se das alternativas que a história nos apresentou, pois cumpre três requisitos básicos: 1 a igualdade, de dignidade e de direito dos cidadão; 2 o reconhecimento do conjunto dos cidadão como a única fonte de poder legítimo; 3 o estabelecimento da discussão como único procedimento de decisão.
Mudança estrutural se funda sobre uma ecologia e um discurso  ambiental defensivos e trágicos. O ambientalismo de Habermas é coerente com uma  atitude intelectual que adota pelo menos uma das duas posições seguintes: 1  resignação e hiper-crítica em face ao atual estágio da esfera pública; 2 expectativa  de que os componentes novos que causam as mudanças sejam neutralizados.
Percebe-se que não há aí nenhum espaço para que se possa  pensar a discussão e a visibilidade num ambiente marcado pela comunicação de  massa.
Porém, o arrefecimento e a reestruturação da esfera pública,  é resultado histórico do seu êxito e não uma decorrência da intromissão de um  estranho ao sistema, no caso, a comunicação de massa. 
Além disso, a comunicação de massa não pode nem deve  ser pensada como adversária automática de uma discussão e de uma visibilidade pública  favoráveis à democracia. Ao contrário, o que hoje é evidente é que a comunicação  de massa leva a prática política ao máximo de discutibilidade e de  visibilidade.
Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.
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