Sinopse de Economics of Attention de Richard Lanham

Lucas Reis

Richard A. Lanham em seu livro The Economics of Attention: Style and Substancae in the Age of Information (A Economia da Atenção: Estilo e Substância na era da Informação, em uma tradução livre) tem muits fatores para ser recomendado: um fluido, geralmente excelente, frequentemente divertido estilo de escrita; algumas idéias interessantes e importantes, algumas digressões facinantes; uma visão bem próxima de alguns artistas pós-modernos e do campo de design gráfica e tipografia; uma brilhante explicação do valor da retórica, uma prescrição para revitalizar e redirecionar o estudo de humanidades em geral, e mais. Dada a ênfase no estilo, retórica e design, pode-se pegar a primeira palavra no título, "economia" como um significado simplesmente metafórico, e deste modo ver o trabalho completo como uma semples e ampla tentativa de crítica artística e literária, mas parece pretender que o título deve ser entendido literalmente.

Lanham, um estudioso de retórica e profesor de Inglês aposentado da UCLA, toca na idéia de que o que domina a vida ecônomica hoje não é mais os bens materiais. Nem é a ubiquidade e superabundância de informação. Ao contrário, é a escassez de atenção que de algum modo lida com todo este fluxo da informação.Como as economias são baseadas na escassez, isso significa que estamos agora de alguma forma na economia da atenção (a competição por atenção permanece superabundante na internet).

Esta é uma sinopse do livro "The Economics of Attention: Style and Substancae in the Age of Information" de Richard Lanham.Conheça o livro aqui.


0 Responses to "Sinopse de Economics of Attention de Richard Lanham"