Principais ferramentas de Marketing na Internet

Lucas Reis

,

A partir do início da década de 90, após a criação da interface World Wide Web, a Internet começou a se popularizar. Em 1993, se abriu a rede para aplicações comerciais, que começaram a agregar conteúdo e a fornecer produtos e serviços pela Web. Com o aumento da audiência da Internet, começou-se a se olhar a rede como um importante ambiente para a comunicação de produtos e serviços, ou seja, viu-se que se podia fazer publicidade na Internet. Entretanto, a medida que a tecnologia Web evoluía e novos usuários chegavam trazendo novos hábitos e dando novas utilidades à internet, fazer publicidade pela Web foi se tornando, também, algo mais complexo. Então, às diversas formas de se fazer publicidade e gerar negócios na internet se deu o nome de Webmarketing ou marketing na internet.

Ainda hoje a Internet continua evoluindo em todos os sentidos e continuar a aumentar o números de usuários ano a ano, ou seja, o webmarketing ainda se altera e se aperfeiçoa a cada dia para acompanhar esta mudança. Atualmente, a grande vantagem do marketing na Web é poder atingir de maneira segmentada indivíduos ou ninchos de indivíduos de uma maneira mais efetiva do que em outros meios. O marketing na Web é, geralmente, mais contextualizado, interativo e menos invasivo do que em outras formas de comunicação. São várias as formas de se anunciar na internet, vou destacar e definir algumas das principais ferramentas de marketing na Web atualmente:

Website (Hot site) - Antes de começar uma campanha on-line, é fundamental possuir um sítio, um espaço, um site na internet. Este vai ser a sua "casinha" digital, o lugar onde você pode disponibilizar o conteúdo, explicações, os serviços e os produtos que julgar necessários. Você também pode criar sites especiais para campanhas ou produtos novos, esses são os chamados hotsites. Mas, acima de tudo, é fundamental que seu site seja útil e de facil acesso para o usuário.

E-mail Marketing - Enviar e-mails com notícias ou promoções é outra forma de fazer marketing na Web. Para usar esta ferramenta, você deve primeira criar um mailing, uma mala direta, dos endereços que receberão as mensagens. É interessante que as mensagens sejam interessantes para os destinatários, que não sejam enviadas de forma a abarrotar a caixa do usuário e, principalmente, que o destinatário tenha permitido o envio dessas mensagens, senão isso se configura como SPAM e diminui drasticamente a eficiência da estratégia.

Marketing de busca - O SEM (Search Engine Marketing) consiste em oferecer conteúdo, serviço ou produto ao usuário usando os mecanismos de buscas. Você pode usar os links patrocinados, e pagar a cada clique do usuário em seu anúncio, ou optar pela otimização de seu site, usando o SEO, que visa posicionar um site nos primeiros resultados de uma busca.

Marketing em Redes Sociais -As redes sociais são excelentes espaços para se fazer publicidade. Anunciar nas páginas das comunidades que reúnem pessoas com interesses comuns é algo que pode ser bastante eficiente em sua estratégia de comunicação na WEB. Algumas possibilidades de anúncios são pagas, mas também se pode criar (ou comprar uma comunidade) para manter um certo número de internautas informados e interagindo com uma marca. Basta colocar a criatividade para funcionar.

Publicidade gráfica - Os banners e gadgets de diversos tipos e formatos foram a primeira grande sensação da publicidade na internet. Hoje, vários deles são dinâmicos e alguns são até interativos. Esta ferramenta é importante para se comunicar com os internautas quando eles não estão fazendo pesquisas nos mecanismos de buscas ou se relacionando nas redes sociais. Além de serem importantes quando se quer associar uma marca a um conteúdo ou site em especial.

Chats e Fóruns - Nos Chats e Foruns pode-se estabelecer uma relação direta com os usuários, permitindo que eles esclareçam as suas dúvidas com algum representante da empresa ou que debatam sobre um tema entre si. Esta é uma excelente forma de oferecer informação personalizada e de receber in puts dos clientes e do público em geral

Advergames - Para algumas campanhas é interessante criar joguinhos que façam o usuário interagir com uma marca ou produto específico. Isto é Advergames, ou publicidade através de jogos, que pretende usar o caráter lúdico dos jogos para criar um bom relacionamento entre cliente e produto, ou para levar um produto ao conhecimento do cliente.

Marketing Viral - Um caráter da internet é a sua descentralização e a possibilidade de um ponto disseminar uma informação para vários outros, que por sua vez a dissemina por outros. Isso pode ser usado pelo Marketing, e quando esses casos ocorrem são chamados de Marketing Viral. Geralmente, são vídeos, imagens ou textos interessantes, engraçados ou inusitados que um internauta passa para sua rede de contatos.

Destaquei apenas algumas das possibilidades que a Internet oferece, em cada uma delas é possível desenvolver várias ações interessantes, que são capazes de gerar resultados bastante positivos. Para fazer é só começar.
0 Responses to "Principais ferramentas de Marketing na Internet"