06:15
Aqui vai uma das questões da minha prova sobre comunicação e política
 A principal razão para que o  jornalismo-espetáculo tenha se estabelecido é o fato de a indústria da  informação ter passado a operar com a gramática e a lógica do entretenimento.  Um dos prováveis motivos para esta mudança é o crescimento da importância,  aberta entre os domínios da comunicação, da televisão comercial, que combina os  vários elementos da cultura de massa, desde filmes e músicas até informação.
 Dentro da Grande Indústria da  Informação, o jornalismo político que, também adota o modelo de  jornalismo-espetáculo, mistura técnicas de apuração jornalísticas com técnicas  de escrita da ficção. Daí, a cobertura da política pela Indústria da  Informação, passa a tratar a política como um espetáculo e enquadra o jogo  político de pelo menos 6 formas diferentes.
 O primeiro enquadramento trata a  política como conflito. Este enquadramento é também um princípio de seleção:  selecionam-se os acontecimentos políticos com maior potencial de conflito.  Assim, o jornalismo espetáculo passa ao público a sensação de que a política é  um campo de guerra.
Um outro enquadramento, muito  próximo ao acima citado, é o que trata a política como um conjunto de manobras  táticas.  Nesta forma de mostrar a cena  política, todas as ações do campo político são tratadas como partes de um jogo  político em senso estrito, em que o que conta é os lucros e prejuízos que os  jogadores podem conseguir para si mesmos ou para seus times, e não a  importância do tema para os cidadãos.
Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.
Continuação do resumo.
0 Responses to "Razões, Modos e Resultados da Cobertura pelo Jornalismo da Política como Espetáculo"
