Razões, Modos e Resultados da Cobertura pelo Jornalismo da Política como Espetáculo

Lucas Reis

,

Aqui vai uma das questões da minha prova sobre comunicação e política

O ESPETÁCULO POLÍTICO SOB A PRODUÇÃO DO JORNALISMO: RAZÕES, MODOS E RESULTADOS.


A principal razão para que o jornalismo-espetáculo tenha se estabelecido é o fato de a indústria da informação ter passado a operar com a gramática e a lógica do entretenimento. Um dos prováveis motivos para esta mudança é o crescimento da importância, aberta entre os domínios da comunicação, da televisão comercial, que combina os vários elementos da cultura de massa, desde filmes e músicas até informação.

Dentro da Grande Indústria da Informação, o jornalismo político que, também adota o modelo de jornalismo-espetáculo, mistura técnicas de apuração jornalísticas com técnicas de escrita da ficção. Daí, a cobertura da política pela Indústria da Informação, passa a tratar a política como um espetáculo e enquadra o jogo político de pelo menos 6 formas diferentes.

O primeiro enquadramento trata a política como conflito. Este enquadramento é também um princípio de seleção: selecionam-se os acontecimentos políticos com maior potencial de conflito. Assim, o jornalismo espetáculo passa ao público a sensação de que a política é um campo de guerra.

Um outro enquadramento, muito próximo ao acima citado, é o que trata a política como um conjunto de manobras táticas. Nesta forma de mostrar a cena política, todas as ações do campo político são tratadas como partes de um jogo político em senso estrito, em que o que conta é os lucros e prejuízos que os jogadores podem conseguir para si mesmos ou para seus times, e não a importância do tema para os cidadãos.


Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.


Continuação do resumo.
0 Responses to "Razões, Modos e Resultados da Cobertura pelo Jornalismo da Política como Espetáculo"