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Estava lendo um artigo postado no SEM Brasil que me fez ter algumas reflexões.
O Artigo escrito por Alexandre Sanches Magalhães, fala sobre o futuro promissor que o Marketing de Buscas tem pela frente, e traz alguns dados interessantes. Mostra que enquanto na Blogosfera, até 90% do tráfego é oriundo de mecanismos de buscas, para empresas com negócios eletrônicos, isso dificilmente passa de 30%. A explicação de o Alexandre dá é baseada na idade e no consequente hábito do internauta: enquanto o primeiro é mais jovem e procura novidades, o segundo é mais velhor e não gosta muito de variar. Mas o que destaco agora não é sobre o perfil do usuário, mas sobre a importância que o Marketing de buscas tem para os e-business, mesmo não sendo os buscadores sua principal fonte de tráfego.
Uma pesquisa recente mostrou que cerca de 85% dos internautas pesquisam na Internet antes de fazer compras de determinados produtos, mesmo que essas compras se concretizem off-line. Mas, se 85% pesquisa na Internet, por que que apenas 30% chega nos sites das empresas que vendem os produtos e serviços? Ora, o que o cliente quer quando pesquisa sobre um produto na Web é referência, a experiência de outros usuários, as reclamações e os elogios que eles oferecem. Muitas vezes, o site da empresa eles sabem de cor, mas o blog do fulaninho que já experimentou o produto, ou o do ciclaninho que tem um site especializado em determinada classe de produtos, isso ele não sabe.
Mas onde entra o Marketing de Buscas aí? Primeiro, vamos ampliar o conceito deste termo da concepção "Marketing feito em mecanismos de buscas" para "As possiblidades que os mecanismos de buscas abrem para o Webmarketing". No primeiro, é link patrocinado e otimização de sites. No segundo é isso e muito mais pouco mais.
Se eu uso link patrocinado e otimizo meu site para ser primeiro colocado em uma determinada busca, consigo preencher dois lugares na página de resultados. Existem pelo menos outros 9. E se o que o usuário quer é a experiência de outros clientes, mesmo meu site sendo o primeiro, não vai ser clicado. Entretanto, eu poço monitorar o que os outros sites estão falando de meus produtos. Isso é uma possibilidade que o Marketing de busca oferece de que já falei aqui.
Descobrindo quais sites e blogs falam bem e mal de minha empresa e produtos, consigo rapidamente inputs para corrigir defeitos e melhorar meus produtos. Inputs demorariam anos e consumiriam um saco de dinheiro se fossem conseguidos através de pesquisas tradicioanais de mercado. Além disso, posso esclarecer a situação entrando em contato direto com o Blogueiro ou Webmaster que divulga uma informação negativa para minha empresa, se esta for falsa ou incompleta. Posso mandar um e-mail para ele ou colocar um anúncio de explicação via Google Adsense, se o blog ou site for afiliado ao sistema.
O Marketing de buscas é também uma forma de estreitar o relacionamento com clientes e com os públicos em geral e os veículos de comunicação. Tem um pouco de relações públicas dentro do Search Marketing.
O Artigo escrito por Alexandre Sanches Magalhães, fala sobre o futuro promissor que o Marketing de Buscas tem pela frente, e traz alguns dados interessantes. Mostra que enquanto na Blogosfera, até 90% do tráfego é oriundo de mecanismos de buscas, para empresas com negócios eletrônicos, isso dificilmente passa de 30%. A explicação de o Alexandre dá é baseada na idade e no consequente hábito do internauta: enquanto o primeiro é mais jovem e procura novidades, o segundo é mais velhor e não gosta muito de variar. Mas o que destaco agora não é sobre o perfil do usuário, mas sobre a importância que o Marketing de buscas tem para os e-business, mesmo não sendo os buscadores sua principal fonte de tráfego.
Uma pesquisa recente mostrou que cerca de 85% dos internautas pesquisam na Internet antes de fazer compras de determinados produtos, mesmo que essas compras se concretizem off-line. Mas, se 85% pesquisa na Internet, por que que apenas 30% chega nos sites das empresas que vendem os produtos e serviços? Ora, o que o cliente quer quando pesquisa sobre um produto na Web é referência, a experiência de outros usuários, as reclamações e os elogios que eles oferecem. Muitas vezes, o site da empresa eles sabem de cor, mas o blog do fulaninho que já experimentou o produto, ou o do ciclaninho que tem um site especializado em determinada classe de produtos, isso ele não sabe.
Mas onde entra o Marketing de Buscas aí? Primeiro, vamos ampliar o conceito deste termo da concepção "Marketing feito em mecanismos de buscas" para "As possiblidades que os mecanismos de buscas abrem para o Webmarketing". No primeiro, é link patrocinado e otimização de sites. No segundo é isso e muito mais pouco mais.
Se eu uso link patrocinado e otimizo meu site para ser primeiro colocado em uma determinada busca, consigo preencher dois lugares na página de resultados. Existem pelo menos outros 9. E se o que o usuário quer é a experiência de outros clientes, mesmo meu site sendo o primeiro, não vai ser clicado. Entretanto, eu poço monitorar o que os outros sites estão falando de meus produtos. Isso é uma possibilidade que o Marketing de busca oferece de que já falei aqui.
Descobrindo quais sites e blogs falam bem e mal de minha empresa e produtos, consigo rapidamente inputs para corrigir defeitos e melhorar meus produtos. Inputs demorariam anos e consumiriam um saco de dinheiro se fossem conseguidos através de pesquisas tradicioanais de mercado. Além disso, posso esclarecer a situação entrando em contato direto com o Blogueiro ou Webmaster que divulga uma informação negativa para minha empresa, se esta for falsa ou incompleta. Posso mandar um e-mail para ele ou colocar um anúncio de explicação via Google Adsense, se o blog ou site for afiliado ao sistema.
O Marketing de buscas é também uma forma de estreitar o relacionamento com clientes e com os públicos em geral e os veículos de comunicação. Tem um pouco de relações públicas dentro do Search Marketing.