esfera publica politca comunicacao habermas

Lucas Reis

,

Mudança Estrutural da Esfera Pública, livro de Jürgen Habermas, pesquisa sobre o significado das expressões “público” “publicidade” e “esfera pública”. Trata da formação e institucionalização do emprego de tais expressões ao redor das grandes revoluções burguesas. A investigação conduz ao diagnóstico da transformação de estrutura no modelo da esfera pública contemporânea, na era da comunicação de massa.

A obra trata da “esfera pública” por meio de três eixos analíticos – 1 examina o emprego do adjetivo “público(a)” e do substantivo “Esfera Pública” nos ambientes Europeus historicamente mais importantes para a teoria democrática; 2 examina as diversas formações sociais a que as expressões se referem; 3 resenha autores que formularam os modelos ideológicos que constituem o seu conceito.

Durante o longo período que nos separa das condições de vida das sociedades clássicas, não há continuidade semântica integral para a expressão “públicos”, em relação. No que tange ao modelo ideológico, essas fôrmas conceituais não precisam de continuidade real, bastando-lhe uma continuidade no nível dos valores e dos princípios no mundo das idéias. No que se refere à formação social que subjaz, foram, evidentemente, descontinuadas no longo período que separa o quinto século AC do décimo oitavo século DC.

Uma esfera pública deve ser compreendida como aquele âmbito da vida social em que interesses, vontade e pretensões que comportam conseqüências concernentes à comunidade política se apresentam na forma de argumentação ou discussão.

O primeiro requisito da esfera pública é a palavra. Esta, por sua vez, destina-se a convencer os interlocutores, servindo-se de argumentos ou razões. Neste quesito, chama-se esfera pública o âmbito da vida social que se materializa numa discussão constante entre pessoas privadas em público.

O segundo requisito da esfera pública é que as trocas públicas de argumentos sejam conduzidas com razoabilidade e racionalidade. Uma discussão dotada de sentido social supõe que aqueles que discutem empreguem argumentos que são dispostos em posições e contraposições voltados para a obtenção de uma opinião prevalente ou de um consenso possível. Assim, participar da esfera pública significa comprometer-se a obedecer às leis da racionalidade e da discursividade. Enfim, a argumentação pública que se realiza na esfera pública constringe os parceiros do debate a aceitar como única autoridade aquela que emerge do melhor argumento.

A esfera pública moderna nasce com a burguesia e foi motivada pelo contraste entre a sua enorme importância social e a sua condição de privados de função política. Neste contexto, uma insistência grande no uso da expressão “público” constitui-se contra a política do segredo de Estado praticada pela autoridade aristocrática.

Esfera pública e formação da opinião pública

A esfera pública é a ocasião e a condição em que se gera a opinião pública. Esta possui duas características principais: 1 materialmente é um conjunto de posições e disposições, um conjunto de teses, é o consenso material que se estabelece na Esfera Pública; 2 Em sua origem, a opinião pública é fruto do tirocínio de um público apto a julgar. A mescla dessas duas características dá a legitimidade que a opinião pública precisaria para se tornar normativa.

Dentro da esfera pública contrastam pelo menos três elementos: Estado, economia e intimidade. A Esfera pública visa tomar decisões no Estado que obrigue a todos, essas decisões devem ser tomadas em público e mediante uma argumentação racional e leal. A economia, os negócios particulares formam a Esfera Privada, enquanto a vida familiar configura a Esfera Íntima.

Neste modelo de Estado, são importantes o parlamento e a imprensa. O primeiro pois é a própria função da esfera pública concretizada e instituída. Já a imprensa é importante porque estabelece um fluxo contínuo de informação para o público, além de assumir um caráter de defesa das camadas burguesas frente ao Estado.



Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.

Continuação do resumo.

1 Response to "esfera publica politca comunicacao habermas"
Unknown said :
10 de junho de 2008 às 11:22
Vlw tio Lucas!!

não via como fazer um resumo dele a tempo...