Como monitorar uma imagem na Internet: Use Marketing de Busca

Uma vasta gamade ferramentas grátis e pagas tornam barato e fácil monitorar a repotação de uma marca on-line. Uma das formas de se conseguir feedbacks on-line de usuários é através de mensagens deixadas no site ou blog de uma empresa. Entretanto, nem todo mundo que comenta sobre uma marca leva isso para o site da Comapnhia, mas preferem potar comentários em blogs, fóruns ou qualquer outro lugar na Web. Como monitorar o que se diz sobre uma empresa na internet. Aqui vão algumas sugestões.


Monitorando a Web


Você pode monitorar a imagem de uma empresa na internet reunindo dados de várias fontes vis RSS Feeds. Serviços como Technorati, Google Notícias, Google Blog Search e Bloblogs permites customizar um Feed RSS e ver tudo o que se diz na blogosfera sobre uma marca, nome ou URL.

Você pode agregar todos esses RSS usando o Google REader, o IGoogle ou o Netvibes. O IGoogle permite que você crie uma página com os RSS que deseja e compartilhe com outras pessoas, como seus colegas de departamento ou seus clientes.

Receba Alertas quando sua marca for citada na Internet

O Google oferece um serviço para monitorar uma reputação na Internet. É o Google Alerts. Ele permite monitorar menções de marcas, nomes etc em um nincho específico de Websites ou na Web como um todo. Esses alertas são enviados por e-mail, diariamente ou quando houver uma citação de marca na Web. Este serviço é gratuito e é muito útil pois:

- Você pode ser o primeiro a receber uma má notícia, e perceber, logo no início, um possível estrago de imagem, agindo rapidamente e evitando que este estrago fuja do controla.

- Você pode pedir aos sites que mencionam a sua marca para que também linkem para você;- Achar pesoas que linkam para seus concorrentes e pedir que linkem para o seu domínio também;

Essas ferramentas permitem monitorar o que se diz sobre uma marca, e são importantes para achar possíveis difusores da sua marca, fazer link building, eidentificar rapidamente patenciais ameaças a imagem.


Veja abaixo um vídeo que explica o que são RSS Feeds:

0 Responses to "Como monitorar uma imagem na Internet: Use Marketing de Busca"