A Importância dos Grandes Portais na Internet e sua relação com o Marketing de Buscas


Segue abaixo algumas anotações sobre a palestra dada por Caio Túlio Costa, Presidente do IG, no Seminário "O Marketing de Buscas" realizado em maior pela revista InfoExame.

Na visão do IG, a Internet deve deslanchar quando a penetração da rede ultrapassar marca de 40% dos domicílios, hoje esta cifra está ao redor de 20%. Aí, segundo Caio Túlio Costa, Presidente do IG, a Internet terá força para ultrapassar as revistas no ranking da publicidade nacional, superando a marca dos 10% na participação publicitária.
A Internet brasileira é uma das mais competitivas do mundo, possuindo cerca de dez grandes concorrentes. Divididos em pelo menos três setores:

Serviços On-line – aí se destacam o Google e o MSN;
Conteúdo On-line – sendo os maiores competidores o UOL, o IG, o Terra e a Globo.com;
Acesso à Internet – Sendo os grandes concorrentes a Sky, a Telefónica e a OI;

São estes também os sites com maior audiência na internet brasileira. Google e MSN estão na dianteira por causa dos seus serviços de buscas, e-mail e redes sociais. Logo atrás vem o UOL, o maior portal da Internet brasileira, seguido pelos outros três maiores portais, que se revezam na quarta colocação dos mais acessados da Internet brasileira. O IG recebe cerca de 11 milhões de usuários únicos ao mês. A maior parte deles procura os serviços de buscas do portal, o segundo serviços mais procurado no IG é o IGMAIL e os serviços de provimento de conteúdo vêm logo em seguida.

Para melhorar os seus serviços on-line, o IG tem uma parceria com o Google. Trata-se da maior parceria do Gigante de Mountain View fora dos EUA. Aqui, as duas empresas se uniram para oferecer serviços de buscas e de e-mail. Assim, o Igbuscas usa a tecnologia do Google Search e o IGMAIL do GMAIL.

O IG acha essa parceria interessante enquanto não consegue oferecer serviços de alto nível. Porém, enquanto usa parte da tecnologia do Google, o IG desenvolve sua própria tecnologia, e, no futuro, pretende oferecer serviços desenvolvidos internamente. A escolha do Google como parceiro se deveu a força que esta empresa apresenta da Internet. Segundo o Presidente do IG, o Google é a empresa que mais entende a Web e se auto-denomina como uma empresa de publicidade. O Google organiza a informação existente na Internet para poder vender publicidade.

Trata-se de uma empresa inovadora e que está sempre atenta às mudanças na rede, e que aprimora seus serviços a cada utilização. O Google analisa o comportamento do usuário para melhorar os mecanismos de buscas, as ferramentas de exibição de publicidade, os serviços de mensagem eletrônica, a sua rede social... Enfim, a cada vez que um internauta utiliza um serviço do Google, este se utiliza das informações deixadas por esse usuário para oferecer serviços sempre melhores e inovadores.

A união de um bom entendimento de seu principal negócio e um DNA inovador, fazem do Google uma empresa Gigantesca. Para se ter uma idéia, o valor de mercado do Google é o dobro do que vale a Time Warner no mercado financeiro. Isso, mesmo com o Google tendo um faturamento 65% menor.

Por fim, o IG espera uma consolidação no mercado de grandes portais e diz que o internauta brasileiro se acostumou e demanda por eles, pois os portais organizam a informação de uma maneira diferente dos grandes mecanismos de buscas, de forma que um não é concorrente direto do outro.

Ouça aqui um PodCast da palestra do Presidente do IG.
0 Responses to "A Importância dos Grandes Portais na Internet e sua relação com o Marketing de Buscas"