07:33
Na relação entre comunicação de massa e campo político há diversas formas de cada um atingir os seus interesses. O campo político pode barganhar favores com os chefes da indústria da informação, ou os políticos podem emitir mensagens codificadas de acordo à gramática da comunicação massiva; há também a possibilidade de os agentes da comunicação estabelecerem uma relação de troca com os políticos, com estes se comprometendo a serem fontes de informação privilegiadas e aqueles atendendo a alguns dos pedidos e desejos de suas fontes.
Os agentes da política também podem tentar adequar a sua agenda com a agenda dos públicos. Fazem isso ativamente, quando iniciam a discussão de um tema e tentam fazer os outros (a comunicação de massa e os públicos) concordarem e aderirem a ele; ou passivamente, percebendo a agenda pública (latente ou explicita) e adequando o seu discurso a ela.
Há também formas apolíticas de a esfera política conseguir o que quer da comunicação de massa. Uma delas é quando o agente político se torna proprietário de um veículo de comunicação e faz com que este deixe de perseguir o capital do campo da comunicação, para gerar capital político a seu proprietário.
Por outro lado, há momentos em que os grandes chefes dos meios de comunicação, por seu poder de controlar a opinião pública, conseguem exercer forte influência no campo político, cooptando ou ameaçando alguns dos seus agentes. Trata-se claramente de um momento de desequilíbrio de forças, que deve ser solucionado. Mas, os veículos de comunicação encontram como outra forma de influenciar o político, o seu poder sobre a opinião pública, fazendo isso através de seus produtos para influenciar a compreensão do público e para dar aos políticos a impressão de que a opinião pública pensa da mesma forma que os veículos de comunicação.
Na sua relação de troca de favores, um veículo pode exigir o resgate de dívidas com o campo político. Porém, este processo, se descoberto, pode levar ao escândalo político, estando especialmente interessados nele a oposição ao governo e as empresas concorrentes à beneficiada. Desta forma, o governo deve tomar bastante cuidado ao realizar tais operações.
Este resumo se refere ao capítulo um do livro "As Transformações da Política na Era da Comunicação de Massa".Veja aqui como adquirir este livro.