Continuação: A política em cena e os interesses fora de cena

Lucas Reis

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Na relação entre comunicação de massa e campo político há diversas formas de cada um atingir os seus interesses. O campo político pode barganhar favores com os chefes da indústria da informação, ou os políticos podem emitir mensagens codificadas de acordo à gramática da comunicação massiva; há também a possibilidade de os agentes da comunicação estabelecerem uma relação de troca com os políticos, com estes se comprometendo a serem fontes de informação privilegiadas e aqueles atendendo a alguns dos pedidos e desejos de suas fontes.

Os agentes da política também podem tentar adequar a sua agenda com a agenda dos públicos. Fazem isso ativamente, quando iniciam a discussão de um tema e tentam fazer os outros (a comunicação de massa e os públicos) concordarem e aderirem a ele; ou passivamente, percebendo a agenda pública (latente ou explicita) e adequando o seu discurso a ela.

Há também formas apolíticas de a esfera política conseguir o que quer da comunicação de massa. Uma delas é quando o agente político se torna proprietário de um veículo de comunicação e faz com que este deixe de perseguir o capital do campo da comunicação, para gerar capital político a seu proprietário.

Por outro lado, há momentos em que os grandes chefes dos meios de comunicação, por seu poder de controlar a opinião pública, conseguem exercer forte influência no campo político, cooptando ou ameaçando alguns dos seus agentes. Trata-se claramente de um momento de desequilíbrio de forças, que deve ser solucionado. Mas, os veículos de comunicação encontram como outra forma de influenciar o político, o seu poder sobre a opinião pública, fazendo isso através de seus produtos para influenciar a compreensão do público e para dar aos políticos a impressão de que a opinião pública pensa da mesma forma que os veículos de comunicação.

Na sua relação de troca de favores, um veículo pode exigir o resgate de dívidas com o campo político. Porém, este processo, se descoberto, pode levar ao escândalo político, estando especialmente interessados nele a oposição ao governo e as empresas concorrentes à beneficiada. Desta forma, o governo deve tomar bastante cuidado ao realizar tais operações.

Enfim, a política midiática abriga vários personagens além da comunicação e da política. A relação entre esses atores se estabelece em um sistema de interesses e recursos, em que cada entre tentam se satisfazer oferecendo o menor possível.

Este resumo se refere ao capítulo um do livro "As Transformações da Política na Era da Comunicação de Massa".Veja aqui como adquirir este livro.
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