Continuação: Razões, Modos e Resultados da Cobertura pelo Jornalismo da Política como Espetáculo

Lucas Reis

,

O terceiro enquadramento dramático da política consiste em construir personagens em instância moral e psicológica. O estabelecimento de bons personagens é importante para a criação de papéis nas histórias da política. A construção desses personagens pode se dar com a identificação do caráter dos integrantes do campo político. Para o Jornalismo-Espetáculo, os melhores personagens são aqueles de caráter negativo. Por isso, a busca pela falta gravíssima passa a ser uma das obsessões do campo jornalístico. Segundo Thompson, essa busca por parte do jornalismo é um dos fatores que tornaram os escândalos políticos mais freqüentes nas democracias atuais.

Um outro modo de enquadramento é o da revelação. Neste caso, a política é contada como uma seqüência de enlaces e desenlaces, uma história. Sendo a história mais interessante aquela que apresente as reviravoltas mais surpreendentes. Novamente aqui, os escândalos políticos se encaixam perfeitamente, pois o escândalo é a narrativa construída baseada em algum fato, e permite ao jornalismo desfrutar de todas as possibilidades que as artes dramáticas oferecem, como guinadas inesperadas, alianças inusitadas e desfechos catastróficos. Uma das estratégias usadas neste sentido é a de contar a história de modo a manter o interesse por ela até o seu final. Neste sentido, a narrativa é feita de modo lento e gradual. Trata-se de uma economia narrativa.

Um outro enquadramento possível é o da dramatização da política. Aqui, o jornalismo constrói as narrativas sobre o campo político de modo a conduzir a audiência durante este percurso e a suscitar nela as emoções básicas. O que o jornalismo procura neste enquadramento é contar os fatos políticos numa narrativa que sensibilize seus públicos.

O resultado do jornalismo espetacular é que a política passa a ser um espetáculo apresentado cotidianamente para as audiências dos programas jornalísticos dos media de massa.


Este resumo trata do assunto "Comunicação e Política".Veja aqui como alguns livros sobre este tema.


Início do resumo.
0 Responses to "Continuação: Razões, Modos e Resultados da Cobertura pelo Jornalismo da Política como Espetáculo"