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Enquanto os grandes executivos do mundo Web parecem não ter dúvida quanto ao futuro do Search Engine Marketing (SEM), por aqui os grandes anunciantes e as grandes agências ainda olham torto para essa forma de comunicação de marketing. Na verdade, ainda olham torto para a internet como um todo. Prova disso é que apesar do crescimento continuo e robusto na audiência on-line, a publicidade na Web responde por apenas 3% de todo o bolo publicitário brasileiro. Destes, cerca de 20% vão para o Marketing de Busca, ou seja, 0,6% de tudo que se investe em publicidade no Brasil é aplicado em SEM.
Um dos argumentos para não investir mais nessa estratégia é o de que os investimentos em SEM têm resultados pontuais e imediatos, mas não ajudam a construir uma marca sólida e diferenciada. Não quero opinar sobre isso, mas parece que os executivos de Marketing da Pontiac, empresa pertencente à GM, acreditam que os mecanismos de buscas são fundamentais para a coonstrução de uma marca sólida no mundo contemporâneo. No vídeo acima, lançado em outubro do ano passado e que é um dos filmes publicitários do Pontiac G6, o comercial, após apresentar todo o produto, diz: "você não precisa acreditar no que dizemos, bastar pesquisar pontiac no Google e ver o que dizem sobre nós". Assistam e tirem suas próprias conclusões.