A Importância da Busca nas Estratégias Marketing Digital

Achei hoje no YouTube um vídeio interessante para quem está iniciando os seus estudos sobre o Marketing de Buscas. Trata-se de uma entrevista dada a uma TV do Interior de São Paulo por um empresário do ramo de marketing digital. O entrevistado dá explicações claras e simples sobre o que é a busca orgânica, trazendo dados sobre o principal buscadores no Brasil e no Mundo, o Google, e onde ele é uma exceção, na China. Continua mostrando quando é necessário pagar para exibir anúncios nos mecanismos de pesquisa e quando é melhor investir na otimização do site para que ele apareça na primeira página de uma busca. É interessante também quando ele relaciona a parte estética de um site com a importância dos mecanismos de buscas. O site deve ser bonito, mas deve se preocupar com algumas questões relevantes para os mecanismos de buscas.

A entrevista é boa, só de um detalhe eu descordo. Quando o entevistado diz que na hora de se fazer um site deve-se ter uma preocupação com duas coisas: usuários e mecanismos de buscas. Os robôs dos mecanismos de buscas nada mas são (e tentam cada vez mais ser) do que um usuário de um site que tenta navegar e entender o seu conteúdo, as relações entre páginas, o aprofundamento sobre um assunto e para que outros lugares este site pode mandar. Trata-se de um usuário com algumas limitações. Por exemplo, não consegue ver imagens e flash. Mas existem diversos outros tipos de usuários com alguma limitação, como as pessoas que acessam a Internet com conexão discada (para estas as páginas não podem ser muito pesadas, pois demoram a carregar), ou as pessoas com deficiência visual, que também não percebem imagens e animações. Um site sintonizado com os conceitos do Marketing de Buscas é aquele que se preocupam em criar uma experiência boa para o usuário, com bom conteúdo, boa navegabilidade, preocupação com o que se diz dentro e fora do mundo on-line, e com muitas portas de entrada e que levem para lugares também interessantes.

Abaixo a entrevista.


0 Responses to "A Importância da Busca nas Estratégias Marketing Digital"