Continuação - Relatório trata sobre como se proteger dos cliques fraudulentos em campanhas de links patrocinados


Há casos de atitudes antiéticas de agências de marketing de busca que desenvolvem softwares que realizam cliques propositais nos anúncios de um concorrente de modo a derreter o seu orçamento publicitário e diminuir a sua rentabilidade. Além desses, há os editores de siets afiliados a programas de publicidade on-line. Como esses editores recebem pagamentos baseados nas receitas geradas pelos cliques em anúncios em suas páginas, alguns editores clicam em seus próprios anúncios.

Para perceber os cliques falsos, é importante monitorar o comportamento dos usuários em seu site e identificar o comportamento padrão. Assim, fica mais fácil identificar os cliques falsos. Este monitoramento pode se basear em alguns critérios, como estabelecer uma taxa esperada de conversão (a cada quantidade X de usuários, Y% deve realizar uma ação tal, como comprar, por exemplo.). Monitore o IP de seus visitantes, visitas contínuas de um mesmo IP, oriundas de anúncio podem significar cliques falsos.Análise o tempo gasto em seu site pelo usuário, geralmente cliques automáticos resultam em visitas extremamente curtas. Perceba quantos usuários aceitam cookies. Monitores os picos de cliques em seus anúncios, cliques em horários não-usuais podem significar cliques falsos. Alguns agentes de marketing e editores pagam para que pessoas de outros países cliquem em anúncios. Geralmente, essas pessoas são da Índia ou da Romênia.
Os cliques falsos geram como vítimas os profissiinais sérios de marketing de buscas, que passsam a entregar piores resultados a seus clientes. Os anunciantes também se dão mal, pois vêem seus orçamentos serem consumidos pelos cliques falsos, sem conseguirem os resultados esperados. Os mecanismos de buscas também são penalizados, pois vêem sua credibilidade e seu modelo de negócios serem colcoados em xeque. Se este modelo for destruído ou diminuído, também os bons editores que conseguem receitas dos anúncios gerados pelas empresas de buscas têm seu negócio ameaçado. E, como a Web é uma indústria cara, seu desenvolvimento pode ficar emperrado, prejudicando os consumidores de Internet, que podem passar a ter menos inovação e conteúdo de boa qualidade.
Como prevenção aos cliques falsos, algumas medidas são importantes: conheça a empresa que ecibirá os seus anúncios e em quais lugares na Web eles serão exibidos. Implemente tecnologias de detecção de cliques falsos. Estes softwares relacionam as informações sobre IP, profundidade da navegação, tempo de permanência, origem das visitas etc. POr fim, caso ache que seus anúncios na Web foram vítimas de cliques falsos, contrate uma auditoria externa para gerar relatórios de onde e quando ocorreram os erros e fraudes.

Leia a íntegra do relatório sobre cliques falsos aqui (em inglês)
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