O Impacto dos acontecimentos off-line na Internet

A relação entre os acontecimentos no mundo on-line e no mundo off-line vão além de uma união para gerar compras, como mostrou um estudo da Advertiser Perception. Campanhas ou fatos acontecidos fora da Internet têm grande impactos no fluxo de visitantes on-line. Exemplo disso é o aumento de 22% na busca pelo termo "nike" na época do escândalo do jogador Ronaldo com travestis, no final de abril de 2008. Outro exemplo é a queda de 10% na busca pelo termo "Fiat" logo após o término do BBB8, programa em que a empresa foi o pricipal patrocinador. Além deste caso, a conquita da copa do Brasil pelo Sport aumentou em 50% a busca pelo termo "Recife" no Google.

O caso mais emblemático do impacto do mundo off-line no universo on-line é o de julho de 2007, quando aconteceu o acidente com o avião da TAM, em São Paulo. A busca pelo termo "tam" aumentou em 750% na época do acidente, pelo termo "acidente aéreo", 1070%, oferecendo assim uma grande oportunidade para a empresa oferecer informações, esclarecimentos e realizar defesas em primeira mão e a um baixo custo, através dos mecanismos de buscas. A pesquisa pelo nome da principal concorrente da TAM, a Gol, também aumentou cerca de 60% no dia deste acidente. Todos esses dados são oferecidos pelo Google Trends.

Isso significa que mesmo que não haja uma preocupação com a repercussão de uma campanha ou fato na Internet, este impacto se dá, oferecendo riscos ou criando oportunidades, ou seja, não se escolhe mais se irá ou não monitorar a reação dos internautas a algo feito fora da Internet. É obrigação de uma empresa fazer este monitoramento de modo a preservar a sua imagem, ou aproveitar uma janela de possibilidades.

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