Como será a web 3.0?

O Internet Evolution é um site que tenta identificar o estado-da-arte da Internet. Há algumas análises sobre os acontecimentos da rede, mas eles são usados como base para um previsão de como a Internet deverá ser no Futuro. Num desses artigos mais recentes, Sandeep Amar, um Web Master dos EUA, tenta desenhar os traços, as principais características da Web 3.0.

A Começar, essa será a Web Semântica, em que as máquinas interpretarão os dados que trocam entre si, tornando as trocas de informações muito mais rápidas e a experiência Web ainda mais estimulante.

Além disso, Sandeep Amar afirma que haverá uma maior interoperabilidade entre os dispositivos para acesso à rede, como celulares, computadores e consoles. Isso deve tornar ainda mais fácil e dinâmico o acesso à Internet.

Os usuários deverão manter ainda grande poder de customização da forma como as informações são dispostas na Internet. Entretanto, estes deverão optar cada vez menos por conteúdo em textos, e cada vez mais por conteúdos em vídeos e em imagens. O que traz um grande desafio no que tange a correta indexação das figuras e filmes disponíveis na Web.

Os sites mais acessados da internet mundial (na era da Web 2.0) são os que oferecem serviços de email, busca, compartilhamento de vídeos, redes social, blogs, wiki, leilões, compartilhamento de arquivos, armazenagem de imagens, pornografia, classificados, notícias, e hosting de arquivos. Na era da Web 3.0, o conteúdo proprietário, ou seja, aquele com copyright, deve voltar a ganhar importância, pois os grandes impérios de mídia já se movimentam com ações judiciais contra as grandes redes de compartilhamento. Na próxima etapa da Internet, as redes de mídia (Como ABC e CNBC)devem se responsabilizar por distribuir gratuitamente os seus conteúdos.

Para tornar essa Internet possível, o autor acha que apenas com a força dos grandes da Web 2.0, como o Google, com suas equipes, dinheiro e tecnologia (como a computação nas nuvens), será possível tornar essa nova Web possível. É esperar e trabalhar para tornar essa nova Web possível e cada vez mais útil.
0 Responses to "Como será a web 3.0?"