Monitorar dados na Web - A Utilidade do Google Analytics


Uma das coisas que a Internet oferece de melhor para que tem um Website é a facilidade de mensurar os resultados de maneira rápida e fácil. Tudo o que está na Web é mensurável e rastreável. Uma das melhores ferramentas para se monitorar os os resultados de um site é gratuita, o Google Analytics.

Este serviço oferecido pelo Google e tem várias utilidades. O Google Analytics serve para ao dono de um site (e não importa o tamanho do site, se são 100 visitas ou 20 milhões de visitas mensais) monitorar diversos dados sobre suas páginas. Primeiro, tem-se o dado exato de quantos usuários visitaram um site, quantas visitas (pois um mesmo usuário pode visitar um site mais de uma vez) eles realizaram e quantas páginas foram vistas. Além disso, dá para ver de onde esses usuários vieram, quais cidades e países.

Além disso, o Analytics diz detalhes técnicos sobre os usuários. Como, por exemplo, qual o navegador usado por eles (Firefox2, Internet Explorer 6), sistema operacional usado e qual o tipo de conexão (banda larga, discada).

Mais o recurso mais importante do Google Analytics trata sobre o comportamento do usuário em um Website. O programa mostra qual o comportamento do usuário ao entrar num site. Quais páginas, geralmente, são as páginas de entrada num site, ou seja, as páginas em que os usuário iniciam a navegação no site. Para quais páginas seguem e em quais páginas terminam a navegação. Assim, o editor de um site sabe quais os caminhos do usuário no seu site e pode trabalhar para melhorar a usabilidade nas suas páginas. Aliado ao Google Optimizer, o editor sabe o que deve melhorar nas páginas para aumentar a experiência do usuário.

O Google Analytics diz quais as fontes de tráfego de um site (se mecanismos de buscas, links em outros sites ou tráfego direto), assim, dá para saber o que o usuário procura quando chega em seu site, e focar os esforços de conteúdo nisto. Por fim, há uma ligação entre o Analytics e o Adwords, para que o editor possa gerir melhor a sua campanha de links patrocinados no google.

Se ainda restou alguma dúvida, assista aqui o vídeo do Google explicando o Analytics.
0 Responses to "Monitorar dados na Web - A Utilidade do Google Analytics"