Resumo: O contexto da propaganda nas teorias da comunicação: emergência da publicidade contemporânea e alicerces de suas principais feições teóricas

Cabe ao publicitário destacar o valor de objetos, dotando-os de virtudes tangíveis e intangíveis. Por gerar valor, a publicidade adquire significação econômica, social e política, inscrevendo-se hoje, no mais amplo escopo do marketing.

Assim, a publicidade contribui para a instauração de estilo de vida e modos de consumo. Suas ações têm sempre como objetivo fazer sonhar, para desencadear, nutrir e manter o processo de compra de um produto e/ou adesão a uma idéia.

DIVULGAÇÃO E PERSUASÃO

Valorizar


A prática de valorizar aspectos atinentes a um objeto já é realizada desde a Babilônia, encontrando similares nas civilizações gregas e chinesas. Portanto, dar valor às coisas de modo a facilitar a sua venda não é algo que nasce na sociedade industrial de consumo.

Propaganda, Publicidade

A publicidade difere da propaganda pois a publicidade é uma comunicação que, por meio de mensagens dirigidas, procura criar um elo entre um produtor e seus consumidores. Trata-se de uma comunicação concorrencial, mas não meramente mercantil
OS MÚLTIPLOS ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA PUBLICIDADE
A publicidade – processo permanente, onipresente, repetitivo

No desenvolvimento do consumo de informação, a superabundância criou limites por parte do público para decodificar as mensagens publicitárias. A publicidade passou então a ter de superar severos filtros da recepção, que se tornou indiferente às suas mensagens ou que facilmente esquece o que o publicitário diz. Por isso, a publicidade se espalhou e está presente nos mais diversos pontos de contato com os públicos (outdoor, TV, Internet etc) de forma a aumentar as chances de atravessar os filtros da recepção.
Publicidade – comunicação partidária, parcial e dirigida

A publicidade é uma forma de comunicação que afirma sua origem e propósito. É parcial e partidária, pois visa gerar adesão a uma idéia ou produto. A publicidade objetiva influenciar atitudes, enão somente transmitir dados a respeito de um produto ou serviço
Não é ciência nem arte, é uma habilidade

A publicidade é um conjunto de práticas empíricas apoiadas na sociologia, psicologia, semiótica, comunicação, entre outras, mas difere destas disciplinas. A publicidade não se origina em atos geniais puros e simples, tem base em conhecimentos, pesquisas e testes. Também difere da arte por não ter a mesma subjetividade e gratuidade. A publicidade é uma habilidade que usa a arte, a ciência e o talento como meios para se atingir determinados fins.

Esta é uma sinopse do Capítulo 3 do livro "Hiperpublicidade" .Conheça o livro aqui.

Continuação
1 Response to "Resumo: O contexto da propaganda nas teorias da comunicação: emergência da publicidade contemporânea e alicerces de suas principais feições teóricas"
Unknown said :
26 de outubro de 2008 às 06:19
Ei Lucas, Tb bem? Vou fazer a prova pro mestado da USP no dia 03 e um dos livros da ref. bibliográfica é o Hiperpublicidade (1). Como não tive tempo pra ler, seus resumos me ajudaram muito! Vc tem mais algum? Qual mais vc leu? Leu o da Margarida, Clotilde e Paulo Nassar? É que a questão vai ser sobre políticas e estratégias de comunicação e eu acho q esses são os mais... diretamente relacionados. Que que vc acha?
Bem, qualquer ajuda será bem vinda!

Um abraço e obrigada.
Emanuelli.
RP. Vitória-ES.