05:38
Vem aí o Scour: Mecanismo Colaborativo de Buscas
Lucas Reis
e-business, lançamentos, mecanismos de busca, redes sociais, web
Está sendo lançado um novo serviço de buscas na Web, o Scour. O grande diferecial deste serviço é que ele realiza buscas nos três grandes buscadores da Web (Google, Yahoo! e MSN), exibe como resultado uma mescla do que encontrou em todos eles e oferece ao usuário a possibilidade de comentar e votar em qual é a melhor página para o que procurou. Seria algo como um mecanismo colaborativo de buscas, pois a qualidade dos resultados exibidos pelo Scour dependerá não apenas de algorítmos, mas também do que uma grande comunidade de usuários diz sobre os resultados que encontra.
Como forma de estimular os usuários a aderirem a sua comunidade, a Scour oferece um programa de pontos em que o internauta vai acumulando pontuação a medida em que participa da comunidade. Estes pontos são revertidos em cartões-presente da Visa. 6.000 pontos equivalem a R$35,00.
Tenho alguma desconfiança quanto a possibilidade de realiazação desta idéia. N ão que eu não acredite na qualidade e na quantidade de participação dos usuários, exemplos como o Wikipédia e Shvoong estão aí para provar que isso dá certo. Mas, ao passo em que este serviço de buscas vá se tornando popular, vai chamar a atenção dos profissionais de Marketing de Buscas. Aí, pode haver um enorme espaço para manipulação dos comentários e dos votos, o que pode implodir o próprio serviço de buscas. Não ficou claro para mim como eles vão tentar impedir isso, mas vou ficar de olho.
Como forma de estimular os usuários a aderirem a sua comunidade, a Scour oferece um programa de pontos em que o internauta vai acumulando pontuação a medida em que participa da comunidade. Estes pontos são revertidos em cartões-presente da Visa. 6.000 pontos equivalem a R$35,00.
Tenho alguma desconfiança quanto a possibilidade de realiazação desta idéia. N ão que eu não acredite na qualidade e na quantidade de participação dos usuários, exemplos como o Wikipédia e Shvoong estão aí para provar que isso dá certo. Mas, ao passo em que este serviço de buscas vá se tornando popular, vai chamar a atenção dos profissionais de Marketing de Buscas. Aí, pode haver um enorme espaço para manipulação dos comentários e dos votos, o que pode implodir o próprio serviço de buscas. Não ficou claro para mim como eles vão tentar impedir isso, mas vou ficar de olho.