Reportagem da Exame sobre Otimização de sites

A edição da exame desta quinzena traz uma reportagem sobre Otimização de Sites, o SEO. O título da Reportagem é "Na esteira do Google" e fala sobre o surgimento de empresas focadas em cuidar da imagem das empresas no Google. Entretanto, me parece que há uma confusão sobre o conceito de SEO. Pelo que eu saiba, o processo de otimização de sites é uma parte importante do Marketing de Buscas que se procupa em melhorar a indexação de uma site pelos mecanismos de buscas de modo a melhorar o posicionamento destas páginas nos resultados de buscas.

A reportagem trata o SEO como uma estratégia de gerar conteúdo positivo sobre uma marca ou site, de modo a fazê-lo aparecer acima das páginas com conteúdo negativo. Acho que não é bem assim. Durante o processo de otimização de um site é preciso identificar sites e diretórios importante para o tema do site, além de saber em quais fóruns e comunidades o site ou tema é citado. Este material serve para saber quais são os sites-alvos a se criar um relacionamento que resulte, entre outras coisas, em inbound links. Trata-se de um entendimento do Marketing de Buscas como Relações Públicas na Web.

Isso não significa excluir o conteúdo negativo sobre um site ou uma marca, mas fazê-lo figurar bem nas buscas sobre temas relacionados ao seu conteúdo ou negócio de um site, mas também torná-lo citação freqüente nos pricipais sites relacionados.
2 Responses to "Reportagem da Exame sobre Otimização de sites"
Unknown said :
17 de julho de 2008 às 08:24
Concordo plenamente Lucas.
o Site da Exame fala de SEO como se fosse MOB. E cuidar da imagem institucional das empresas é tarefa para os Relações Públicas e não para publicitários 9como cita a repostagem). Mas esse trabalho deve ser feito não só com mecanismos de otimização, mas também com redes sociais, fóruns, e diversas estratégias de relacionamento com os públicos online (e offline) da empresa.

Abraço
vinicius@compra3.com.br
Unknown said :
19 de julho de 2008 às 09:49
Oi Vinicius,

Um detalhe: MOB não existe! É uma marca registrada com tradução esquisita.

Oi Lucas,

Muita gente tem juntado os conceitos de Social Media Marketing e SEO. No mercado americano tem muita gente usando SEO para derrubar sites que estão falando mal de uma empresa.

Um grande abraço