Definição e Usos da Social Media Optimization (SMO), otimização para redes sociais

O WebPaulo, do MarketingdeBusca.com.br, comentou aqui no DosLucas sobre o Social Media Marketing. Resolvi dar uma pesquisada sobre o tema e encontrei bastante coisa sobre a Social Media Optimization, aqui segue o resultado da pesquisa.

O crescimento das mídias sociais criaram uma nova fonte de tráfego e um novo espaço para a otimização de sites para mecanismos de buscas. Desta forma, no processo de otimização de sites, as mídias sociais ganharam destaque e as peculiaridades da otimização de sites para e nestas mídias acabaram por criar uma nova área no Marketing de Buscas, a Social Media Optimization ou Otimização para redes sociais, termo criado por Rohit Bhargava.

Social Media Optimization (SMO) é um conjunto de métodos para se conseguir publicização ou compartilhamento de informação de um site através das mídias sociais. Esta tática consiste em inserir MashUps nas páginas de um site de modo a facilitar o compartilhamento de uma página nas redes sociais; estar presente nas comunidades e fóruns virtuais relevantes; ter ações sólidas nas redes de compartilhamento (como um canal no YouTube, uma conta no Flickr ou um perfil na Last.fm); e encorajar os usuário a fazerem bookmarking das páginas de um site. Segundo Rohit, o criador do termo, o conceito por trás da Social Media Optimization é implementar mudanças para otimizar um site de modo a torná-lo mais fácil de ser linkado, mais visível em buscadores das mídias sociais ou nos buscadores customizados (como o Google BlogSearch, technorati, Dihitt, Digg ou Blogblogs), e mais frequentemente incluído em posts relevantes em blogs, podcasts, vídeologs e fotologs.

Estas ações, além de melhorarem a indexação e o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas, criam uma nova e importante fonte de tráfego de visitantes, mas, principalmente, cria novos espaços de relacionamento de uma Marca, produto, serviço ou campanha com os internautas. Seguindo os princípios de Social Media Optimization, cria-se um novo canal para oferecer informações ou explicações, divulgar novidades e receber feedbacks dos internautas. Tudo isso a um baixo custo, já que o acesso às mídias sociais e a suas ferramentas é gratuito e aberto a qualquer usuário de Internet.

0 Responses to "Definição e Usos da Social Media Optimization (SMO), otimização para redes sociais"